Educação

Simulado

11/11/2007

Resoluções - História

da Folha Online

Comentários sobre as questões de História

41. A

Como pode se observar na leitura do texto, ele trata das reformas de Sólon. Elas foram implementadas para equacionar a crise social que atingiu Atenas no final do período Arcaico. As reformas tentaram apaziguar os conflitos, atenuando as dívidas das camadas mais pobres e assegurando direitos políticos aos comerciantes enriquecidos, que eram hostilizados pela aristocracia.

42. C

A defesa do trabalho e a crítica à ociosidade, presente no pensamento de Lutero e Calvino não era estranha a tradição da Igreja católica pois a sua primeira Ordem Monástica, a dos Beneditinos, definiu o trabalho e a oração como lema da ordem.

43. D

O Islã é o intermediário porque conectou mercados do Oriente e Ocidente, preservou parte dos textos clássicos, incorporou e posteriormente, transferiu ao Ocidente inúmeras contribuições culturais originadas na Índia e na China.

44. A

O texto de Maquiavel coloca em evidência que um príncipe não pode orientar-se sempre pelos valores de inspiração cristã se quiser preservar o poder. Deve parecer cultivá-los, mas deve recorrer ao mal se necessário. Esta visão era contrária à concepção do "bom governo" de origem medieval que relacionava a legitimidade dos reis à observância da moral cristã.

45. B

A tela destaca que o cônsul, apesar do sofrimento, não ousou colocar seus interesses e afetos familiares acima do bem público. Ela representa uma crítica à sociedade estamental do Antigo Regime, pois a origem familiar assegurava privilégios e distinções mesmo em detrimento dos interesses da nação (públicos).

46. D

Já no século XIX, Bolivar defendia a união das ex-colônias da Espanha e a formação de uma grande nação latino-americana. Esse ideal unitário influência a visão de Hugo Chavez que considera a integração latino-americana uma forma de minimizar a influência norte-americana na América do Sul.

47. E

Sérgio Buarque faz referência à força do regime patriarcal na formação dos valores e da conduta na colônia. A base do poder do patriarca estava na posse de terras e de homens (escravos) e a reprodução ao longo dos séculos deste poder no interior dos seus domínios tendeu a enraizar procedimentos que tendiam a se repetir nas relações familiares, políticas e a frente do estado (após a independência).

48. A

Uma proposta de distribuição de terras dificilmente poderia ser aprovada naquela Constituinte, pois todo o processo de construção do estado nacional nesta fase inicial da Independência foi conduzido pelos interesses dos grandes proprietários de terras, escravos e traficantes. Tratava-se, desta perspectiva de, assegurar a independência política e a apropriação local do excedente econômico. Não estava em cogitação alteração nas leis de propriedade da terra.

49. D

O modernismo antecipou temas do nacionalismo que foram fundamentais a partir da década de trinta. O movimento Antropofágico, por exemplo, sugeria a idéia de apropriação e reelaboração da contribuição estrangeira visando assegurar a expressão dos conteúdos da cultura nacional. Da mesma forma, o nacionalismo econômico de Vargas não era hostil ao investimento estrangeiro, mas orientava-se para discipliná-lo em benéfico do desenvolvimento nacinal, como no caso dos financiamentos norte-americanos para a construção das siderúrgicas nacionais no início da década de 40.

50. E

A tentativa de afastar os militares do poder pela luta armada no Brasil recrudesceu depois da aprovação do AI-5, em dezembro de 1968. O ato institucional concentrou poderes excepcionais no executivo e neutralizou qualquer forma de oposição política.

51. C

Apesar da massiva campanha popular, a emenda constitucional foi rejeitada pelo Congresso Nacional. A eleição acabou sendo realizada via colégio eleitoral, como desejavam os militares, mas uma divisão no partido do governo PDS, viabilizou a derrota do candidato oficial e a escolha de Tancredo Neves.

FolhaShop

Digite produto
ou marca