Publicidade

Dinheiro

Top of mind 2007

31/10/2007

Preservação do meio ambiente: Ypê

Embora a empresa tenha lançado neste ano uma forte campanha ecológica, Waldir Beira Júnior, diretor do Grupo Ypê, diz que não esperava o título. "Foi uma surpresa muito agradável. Mostra que estamos no caminho certo."

Ypê

Peça da campanha institucional da Ypê, a primeira do tipo feita pela compania

Peça da campanha institucional da Ypê, a primeira do tipo feita pela compania

A Química Amparo, fabricante dos produtos Ypê, é, como a Natura, 100% nacional. Sua gestão é familiar: Beira Júnior toca o negócio, criado pelo avô e pelo pai há 57 anos, ao lado de dois irmãos e da mãe. "É única marca de produtos de limpeza que cuida do planeta", afirma.

O carro-chefe do grupo é composto pelo sabão em barra e pelo detergente que levam o nome da marca e pelo recentemente criado sabão em pó Tixan-Ypê. A companhia, informa seu diretor, tem seu ponto forte na região Sudeste, mas o grupo também possui uma unidade na Bahia. O amaciante de roupas da marca tem destaque nas regiões Centro-Oeste e Sul.

Ainda de acordo com Beira Júnior, a empresa vem fazendo vários lançamentos e, com eles, muitas campanhas publicitárias, principalmente na televisão. Mas a das florestas, veiculada no final de junho, foi a primeira investida institucional do grupo. Foram plantadas 200 mil mudas de oito espécies de árvores que compõem a mata atlântica.

As mudas estão num viveiro, em Campinas (SP), aguardando a época de chuvas para o transplante ao solo. O processo está sendo auditado pela PricewaterhouseCoopers, e o diretor calcula que o projeto deva durar mais três anos. "Mas a idéia é dar continuidade ao trabalho ao longo do tempo", diz. Além disso, afirma ele, a SOS Mata Atlântica poderá usar esse viveiro para o plantio de outras empresas.

O projeto e a campanha surgiram no momento em que a Ypê trabalhava na mudança gráfica de sua marca corporativa. Para isso, foi feita uma pesquisa prévia com as consumidoras a respeito da empresa. "Notamos que havia uma percepção ligada à natureza. Com isso, chegamos à gota d"água, simbolizando a vida, a natureza, a limpeza."

Como a Ypê já fazia um trabalho ambiental interno, que incluía reutilização de água, tratamento de esgoto, plantio de árvores nas fábricas e reciclagem de lixo, entre as principais iniciativas, na mudança de marca resolveu "comunicar tudo isso e fazer algo mais amplo".

Como estratégia para o futuro, o grupo pretende expandir os negócios na região Norte, o que deve incluir o lançamento de um novo produto de limpeza. E o trabalho ambiental, explica Beira Júnior, deverá continuar, com distribuição de mudas em pedágios e escolas.

FolhaShop

Digite produto
ou marca