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Top of mind 2007

31/10/2007

Top Teen: Na língua deles

A pasta de dente Sorriso vence entre as marcas mais lembradas por jovens entre 16 e 20 anos; Seda fica em segundo lugar, e Dove ocupa a terceira posição.

Para estar na "boca da galera", é preciso falar a língua dela, ensina o professor de gestão de marcas da Fundação Getulio Vargas, Antonio Cosenza. Ao que parece, a Sorriso entendeu a lição. No Folha Top of Mind deste ano, jovens de 16 a 20 anos fizeram da marca de pasta de dente a vencedora do Top Teen.

"A linguagem tem de se aproximar do vocabulário correto, é claro, mas não pode ser careta", afirma Cosenza. "O jovem quer interação, rapidez, um padrão diferente do que se segue para os consumidores adultos."

Com o slogan "Proteção que refresca", o filme publicitário da pasta Sorriso Fresh Gel mostra jovens bonitos em praias paradisíacas e coloca novamente a interjeição "Ah!" da extinta marca Kolynos, até hoje sucesso nas citações de creme dental.

Já os sabores tropicais guaraná e açaí levam o slogan mais atual: "Uma explosão de refrescância... Ah!" e combinam as características de um enxaguante bucal com a limpeza do gel dental.

Divulgação

Comercial 'Pegadinha', que usa o humor para falar da nova linha

Comercial "Pegadinha", que usa o humor para falar da nova linha

Em um filme publicitário bem-humorado, a marca exibe jovens que substituem uma geladeira de refrigerantes e uma de sorvetes por outras que tenham em seu conteúdo as pastas de dente guaraná e açaí. A idéia é mostrar uma "pegadinha", porque quando o personagem coloca uma moeda na geladeira de bebidas sai uma pasta de dente de guaraná, e quando outro vai pegar um sorvete acaba ficando com o sabor açaí na mão.

"O Folha Top of Mind é um grande incentivo para continuarmos trazendo produtos que surpreendam as expectativas de nossos consumidores", diz o vice-presidente de marketing da Colgate-Palmolive (fabricante da Sorriso), Marcello Artacho.

Esta é a quinta vez que Sorriso vence no Top Teen. A categoria teve início em 2001 e somente em duas vezes a marca perdeu a liderança: em 2003, para Nokia, e no ano passado, para Seda.

Neste ano, a marca de xampu foi a segunda mais lembrada pelos entrevistados entre 16 e 20 anos. A gerente de marketing de Seda, Simone Simões, afirma que os jovens gostam de lançamentos. "É um público antenado, que procura novidades, que dificilmente está satisfeito com seu cabelo." Ela compara essa necessidade com a característica principal de Seda, "inovação".

Dove foi a terceira mais citada. A gerente de marketing da marca, Daniela Cachich, diz que Dove não tem produtos específicos para adolescentes, mas afirma que as linhas Verão e Hidratação Fresca tiveram grande sucesso entre o público jovem.

Outra inclusão das jovens no mundo de Dove se deu em 2005, quando fizeram parte de entrevistas para a segunda pesquisa realizada pela marca para entender como se forma a concepção de beleza entre as mulheres.

"A conclusão é que a visão distorcida de beleza começa desde cedo e que as mulheres traçam uma relação direta entre o que elas vêem no espelho e sua auto-estima", comenta Cachich. Após a pesquisa, a empresa lançou o Programa Dove pela Auto-Estima, que leva o tema para crianças e adolescentes em escolas públicas do Estado de São Paulo. A campanha publicitária "Little girls", veiculada no início do ano e que mostrava meninas e suas preocupações precoces com relação à beleza, é uma das vertentes do projeto.

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