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Top of mind 2007

31/10/2007

Top Classe A: Campeãs de luxo

Brastemp mantém o primeiro lugar com fogão e leva a terceira posição com máquina de lavar roupa, e HP ocupa a vice-liderança com impressora.

A segunda edição do prêmio Top Classe A foi dominada pelos eletroeletrônicos. Repetindo seu bom desempenho, a Brastemp ocupa o primeiro e o terceiro lugares. São as marcas mais citadas pela população de maior poder aquisitivo, de acordo com o Critério de Classificação Econômica Brasil, que estima o poder de compra das pessoas.

Além de garantir novamente a primeira colocação em fogão, a marca controlada pela norte-americana Whirlpool Corporation conquistou o bronze no segmento máquina de lavar roupa, carro-chefe da empresa e categoria que estréia neste ano na pesquisa Folha Top of Mind. A segunda colocação fica com a HP, em impressora --item também estreante na pesquisa.

"A Brastemp é a empresa brasileira que há anos trabalha melhor a construção da marca. É muito inteligente na gestão da comunicação, se apropria muito bem dos elementos da tomada de decisões emocionais", afirma o consultor Carlos Ferreirinha, especialista no negócio de luxo. Para o consultor, a marca se insere em uma categoria premium. "O consumidor a percebe como singular, ela traz o apelo do design."

"Há uma coerência em ganhar nesses produtos (fogão e máquina de lavar roupa)", diz Jerome Cadier, gerente-geral de marketing da Whirlpool para a marca Brastemp. "Indica que a marca fala mais alto, faz com que seja identificada pelo público classe A."

Divulgação

Anúncio para mídia impressa da Brastemp

Anúncio para mídia impressa da Brastemp

O executivo afirma que não há uma estratégia específica para alcançar esse público. "Não necessariamente temos como 'target' a comunicação com a classe A, mas a Brastemp é sinônimo de valores que falam muito com essas pessoas: qualidade, acabamento, inovação, originalidade, design e ousadia, principalmente na comunicação." Outro ponto importante, afirma Cadier, é que a comunicação da Brastemp trabalha a marca como objeto de desejo. "São produtos aspiracionais das classes A e B."

De acordo com a gerente de comunicação e marketing da HP, Edissa Furlan, "a linha de produtos e o público com quem a gente fala são naturalmente percebidos pela classe A".

A HP é a "Ferrari" da sua categoria, analisa Ferreirinha. "É a impressora mais lembrada do mundo. É o estado-da-arte, define as nossas expectativas, o que esperamos de uma impressora", afirma.

Segundo Furlan, o reconhecimento da marca pela classe A acaba ocorrendo pela compra de outros produtos, além das impressoras, como notebooks e handhelds.

O trabalho de publicidade da HP, diz a gerente de comunicação, é bastante seletivo. "Focamos em um público mais velho, na maioria da classe AB. Geralmente não usamos TV aberta, preferimos jornais, revistas e internet.

Alexandra Ozorio de Almeida



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