Publicidade

Dinheiro

Top of mind 2007

29/10/207

Agências: Empate de pentacampeões

por Flávia Pegorin

JWT e McCann dividem o primeiro lugar entre as agências de publicidade que mais fizeram seus clientes ser lembrados neste ano

O topo da lista das agências com mais clientes vitoriosos no Folha Top of Mind 2007 ficou dividido. A primeira posição foi igualmente ocupada pela JWT, a grande vencedora do ano passado, e a McCann Erikson, uma veterana das premiações. Cada uma alçou ao estrelato cinco de suas marcas representadas --vitória partilhada, mas comemorada por ambas.

Divulgação

Filme do Cornetto criado pela McCann Erickson

Filme do Cornetto criado pela McCann Erickson

Adriana Cury, chairwoman da McCann, considera que este foi um ano especial para sua agência e para o mercado em geral. "A propaganda é sempre um 'work in progress', em que temos que estar atentos para todas as mudanças, mesmo que mínimas, do setor. Mas tivemos um ano de concretizações, e isso é muito estimulante. Quando o cliente tem seu reconhecimento, nós também temos", diz.

Mudanças aconteceram até mesmo no quadro diretor da agência, que agora tem Luca Lindner, diretor-geral do McCann Worldgroup para a América Latina e o Caribe, no comando da agência como CEO, ao lado de Cury. O novo formato, estabelecido há dois meses, entra em sintonia com os movimentos da empresa na Europa e na Ásia, onde o responsável por cada região assume também a direção de sua maior operação.

Divulgação

Filme do Cornetto criado pela McCann Erickson

Filme do Cornetto criado pela McCann Erickson

A dupla comemorou o novo desafio, segundo a chairwoman. "Já há algum tempo decidimos nos tornar 'multidisciplinares', uma agência que atua na publicidade usando todos os meios disponíveis para atender às necessidades de negócio dos clientes com mais eficiência", diz Adriana Cury. "Isso ampliou demais nossa maneira de agir, por isso tivemos um ano tão pleno e cheio de inovações."

A idéia de impactar o consumidor de forma distinta para cada marca deu certo para a McCann e também para a JWT.

Ezra Geld, diretor de mídia da agência, considera que o prêmio é o resultado perfeito para uma empresa que priorizou, neste ano, a criatividade.



Divulgação

Filme do Cornetto criado pela McCann Erickson

Filme do Cornetto criado pela McCann Erickson

"Procuramos sempre uma comunicação relevante, que atinja o consumidor naquilo que lhe interessa e engrandece", afirma.

Também passando por mudanças internas no quadro de diretoria, a JWT avalia que vem traçando um caminho de aprimoramento com relação a seus clientes.

Talvez o melhor exemplo seja a marca-cliente Seda, vencedora neste ano nas categorias xampu e Top Feminino.

"A marca veio passando por mudanças de posicionamento nos últimos anos", comenta Geld.

Divulgação

Peça para mídia impressa da JWT

Peça para mídia impressa da JWT

"Nossa opção foi conversar com o público-alvo de um modo que ressaltasse os quesitos emocionais com os funcionais do produto. O sucesso foi evidente."

Dança das celebridades

Divulgação

Material de ponto-de-venda da McCann para Sorriso

Material de ponto-de-venda da McCann para Sorriso

O ano foi bastante marcado, na publicidade, pela presença de gente famosa à frente das campanhas. Só no ramo das cervejarias, os últimos 18 meses contaram com mais de 30 celebridades nacionais que associaram sua imagem aos produtos.

"Não é o nosso caso, felizmente", afirma Ezra Geld, da JWT. Para ele, a idéia central da campanha é que precisa ser forte.

"Dar grandiosidade ao produto não requer exatamente uma pessoa famosa, mas as coisas podem, sim, andar juntas. Desde que seja relevante.

Caso contrário, corre-se o risco de a celebridade ficar mais marcada na lembrança do consumidor do que o produto em si."

Divulgação

Material de ponto-de-venda da McCann para Sorriso

Material de ponto-de-venda da McCann para Sorriso

Adriana Cury, da McCann Erikson, concorda. "O setor de entretenimento chama muito a atenção dos brasileiros, não há como negar.

Mas o que importa, na essência, é agregar uma idéia valorosa àquela marca, e não apenas o aval de uma celebridade."

Mulheres com poder

O mercado feminino também ganhou ainda mais importância no ano de 2007. Baseados em dados como o volume de mulheres que hoje são chefes de família no

Brasil --o número chegou a 30% dos lares em 2006--, os publicitários enxergaram a demanda de produtos que "conversassem" melhor com a ala feminina.

O porém é que, segundo um estudo de dois anos atrás promovido pelo instituto de pesquisa Millward Brown Brasil, as mulheres têm mais dificuldades de lembrar marcas e campanhas --mesmo aquelas voltadas para elas mesmas.

Um dos problemas seria a forma como as mulheres costumam ser retratadas, que as entrevistadas consideraram de pouca opinião e atitude.

Talvez por isso a JWT tenha conquistado a categoria sabonete para a marca Lux Luxo por mais um ano. Com um tom muito bem humorado, lançado desde o ano passado, as campanhas trouxeram mulheres na posição de divas seguras de si e se fizeram lembrar pelas consumidoras.

Para Cury, um dos segredos para prender a atenção do público feminino é dar fim à velha fórmula de separação "homens para um lado, mulheres para o outro".

"Usar idéias machistas ou feministas não cria identidade nem com homens e nem com as mulheres de hoje, que possuem um pensamento mais amplo", observa ela.

"O mercado de propaganda cresceu em um patamar de 10% neste ano, e não foi graças a idéias 'batidas'.

Hoje em dia, o que prevalece é a criatividade, o poder de reinventar conceitos e utilizar todos os recursos mais modernos que o mercado criou para cada tipo de consumidor."

FolhaShop

Digite produto
ou marca