Esporte

Campeonato Brasileiro

05/05/2008

Regulamento

da Folha Online

CLUBES PARTICIPANTES

A Série A do Campeonato Brasileiro-2008 conta com a participação de 20 equipes, assim como na temporada passada. São elas: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Ipatinga, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória.

FORMA DE DISPUTA

A fórmula de disputa continua a mesma dos últimos anos --pontos corridos. Não haverá, portanto, as fases finais com mata-matas. O campeonato terá 38 rodadas, com turno e returno. Todas as equipes farão o mesmo número de duelos como mandante (19) e visitante (19).

Ao término da última jornada, o time que possuir o maior número de pontos será declarado o campeão, enquanto que os quatro últimos caem para a segunda divisão. O descenso segue o mesmo critério do ano passado, quando quatro caíram para a Série B do Nacional.

Em caso de empate em pontos ganhos entre duas ou mais associações ao final da competição, o desempate para definir o campeão nacional de 2008 será efetuado observando-se os seguintes critérios:

  1. maior número de vitória;
  2. maior saldo de gols;
  3. maior número de gols pró;
  4. confronto direto (quando o empate ocorrer apenas entre dois clubes);
  5. menor número de cartões vermelhos recebidos;
  6. menor número de cartões amarelos recebidos;
  7. sorteio;

VAGAS NA LIBERTADORES

Os três primeiros colocados estarão classificados para a fase de grupos da Libertadores-2009, e o quarto disputará uma fase eliminatória, contra um clube estrangeiro a ser definido pela Conmebol. No caso do campeão da Libertadores-2008 ser um clube brasileiro, o terceiro e quarto colocados do Nacional disputarão a fase eliminatória da Libertadores-2009. Se o campeão da Copa do Brasil-2008 terminar entre os quatro primeiros do campeonato, o quinto do Nacional entra em seu lugar.

VAGAS NA COPA SUL-AMERICANA

Segundo regulamento, as vagas brasileiras da edição de 2009 da competição serão ocupadas pelos oito times subseqüentes aos classificados para a Libertadores. Nenhum clube poderá disputar as duas competições, Libertadores e Copa Sul-Americana.

RENDA E INGRESSOS

A renda líquida de cada partida será do clube mandante. Nos casos dos jogos realizados em ida e volta no mesmo estádio, entre clubes de um mesmo estado, a renda líquida será assim dividida: a) 60% para o vencedor e 40% para o perdedor; b) 50% para cada clube, em caso de empate. O preço mínimo dos ingressos será estabelecido pelo clube mandante, observadas as disposições legais sobre meias entradas. Não será permitida a realização de jogos com portões abertos ao público, sem a venda de ingressos.

ESTÁDIOS

Todos os estádios deverão obedecer às normas de segurança e higiene exigidas pela legislação (municipal, estadual e federal) e pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A capacidade mínima dos estádios para receber jogos da Série A é de 15 mil torcedores sentados.

FolhaShop

Digite produto
ou marca