Esporte
Topo

História

Popperfoto
Atletas se preparam para a largada da primeira final dos 100 m rasos
Atletas se preparam para a largada da primeira final dos 100 m rasos.

Cerca de 1.500 anos após a realização pela última vez dos Jogos de Olímpia, Atenas recebeu entre os dias 6 e 15 de abril de 1896 a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, idealizados pelo francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, com inspiração no evento que ocorria na Grécia Antiga.

Ainda sem participação feminina, o evento reuniu delegações de Alemanha, Austrália, Áustria, Bulgária, Chile, Dinamarca, Egito, Estados Unidos, França, Hungria, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Os 241 atletas, todos amadores, inscritos para a disputa de 43 provas em nove esportes: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, luta greco-romana, levantamento de peso, natação, tênis e tiro.

Os maiores vencedores dos Jogos foram os Estados Unidos, repetindo o que aconteceria na maioria das edições da Olimpíada. Os norte-americanos venceram 11 provas -a maioria no atletismo--, uma a mais do que os gregos, que, no entanto, subiram mais vezes ao pódio: 47, contra 20.

Em sua primeira edição na Era Moderna, a premiação não previa a distribuição de medalhas de ouro, como viria a acontecer posteriormente. Os campeões ganharam diplomas personalizados, medalhas de prata e uma coroa de ramos de oliveira, e os vices, medalhas de bronze e coroas de louro.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. EUA117220
2. Grécia10181947
3. Alemanha75214
4. França54211
5. Reino Unido3317
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque Spyridion Louis
Coube ao grego o feito de ser o primeiro campeão da prova que viria a ser a mais importante de toda a Olimpíada, a maratona.

Curiosidades

  • O norte-americano James Brendan Connolly, que venceu a prova do salto triplo com a marca de 13,71 m --superou o segundo colocado em mais de um metro--, foi o primeiro campeão olímpico da era moderna. Depois, ele se tornou um famoso escritor de contos e romances.
  • Em férias na Grécia, o irlandês John Plus Boland acabou participando do torneio de tênis após receber um convite de um amigo que trabalhava na organização dos Jogos. O estudante de direito de Oxford terminou como campeão em simples e em duplas, ao lado do alemão Fritz Traun.
  • Após o britânico Launceston Elliot vencer a prova do levantamento de peso (só uma mão) --71 kg--, o rei George 1º entrou na arena para cumprimentá-lo e, ao ver o halteres, não resistiu e tentou erguê-lo. Levantou o peso de uma maneira mais fácil e rápida do que o campeão.
  • As competições de natação em Atenas-1896 foram disputadas em mar aberto, no porto de Pireu, na baía de Zea, pois o comitê organizador não se dispôs a construir uma piscina. A água era tão fria que alguns nadadores untaram seus corpos com graxa para se proteger.
  • O ginasta alemão Hermann Weingärtner foi o atleta mais laureado nos Jogos de Atenas-1896 ao conquistar seis medalhas (três de ouro, duas de prata e uma de bronze). Seu compatriota Karl Schuman, no entanto, liderou em números de ouros --quatro (ginástica e luta greco-romana).

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]