Esporte
Topo

História

IOC
Natação dos Jogos de Paris foi disputada no Rio Sena
Natação dos Jogos de Paris foi disputada no Rio Sena

A segunda edição dos Jogos Olímpicos marcou a estréia feminina na competição. Ao todo, 22 mulheres competiram na França. A britânica Charlotte Cooper, campeã na chave de simples do tênis, tornou-se a primeira mulher a ganhar um ouro olímpico.

Apesar da presença feminina, que ia contra os princípios do Barão de Coubertin, os Jogos passaram quase desapercebidos pela capital francesa. Simultâneo à Olimpíada, Paris recebia a Feira Mundial, que contava com uma programação diversificada, cuja atração principal era a inauguração da torre Eiffel.

Devido à ligação com a Feira desejada pela organização, os Jogos Olímpicos se estenderam por longos cinco meses e contou com competições isoladas -alguns atletas nem sabiam que o torneio que disputavam contava para o evento poliesportivo.

Na capital francesa, não houve a tradicional festa de abertura, com os desfiles das delegações, nem tampouco uma de encerramento. No entanto, a competição a estréia do arco e flecha, equitação, futebol, pólo aquático, remo, vela e críquete, entre outros. Até mesmo uma competição de cabo de guerra entrou no programa.

Diante de um quadro tão diferente do de uma Olimpíada atual, a primeira colocação na classificação geral ficou com a França. Os anfitriões, que tinham praticamente a metade dos atletas que competiram nos Jogos, acumulou 26 ouros, 43 pratas e 35 bronzes.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. França264335104
2. EUA21161552
3. Reino Unido1781237
4. Suiça6219
5. Bélgica55515
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque ALVIN KRAENZLEIN
O norte-americano foi o grande destaque das competições de atletismo, com quatro medalhas de ouro em provas.

Curiosidades

  • O futebol debutou em Paris-1900. Apenas três equipes se inscreveram: Grã-Bretanha, Bélgica e os anfitriões. Os britânicos, mesmo levando um clube secundário para a França, bateram o time da casa por 4 a 0 conquistando a primeira medalha de ouro dos esportes coletivos
  • O rio Sena foi o palco das provas de natação em 1900. Nadando a favor da corrente, os competidores bateram muitos recordes --nenhum deles, no entanto, foi homologado. A organização também inventou insólitas provas, como a de obstáculos e a de resistência subaquática.
  • Além de esportes que não fazem mais parte do programa --críquete, golfe, pólo a cavalo--, os Jogos de Paris também contaram com provas curiosas, com salto em altura, em distância e triplo parado --as três vencidas por Raymond Ewry (EUA), que teve poliomielite na infância.
  • Uma das supresas em Paris foi o ouro obtido pelo cubano Ramón Fonst na prova de espada. O esgrimista, pupilo do mestre francês Albert Ayat, sobrepujou 92 adversários locais nas eliminatórias. Dos 21 medalhas distribuídas na esgrima, os franceses ganharam 15.
  • Os norte-americanos Irving Baxter e John Tewksbury foram os atletas mais laureados nos Jogos de Paris-1900, ambos com cinco medalhas no atletismo. O primeiro ganhou duas de ouro e três de prata, enquanto seu compatriota somou duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]