Esporte
Topo

História

IOC
Cabo-de-guerra fez parte do programa da Olimpíada de Saint Louis
Cabo-de-guerra fez parte do programa da Olimpíada de Saint Louis

O palco mais lógico para receber a terceira edição dos Jogos Olímpicos era Chicago, mas por intervenção do presidente Theodore Roosevelt, o evento foi transferido para Saint Louis, no Missouri. Essa foi apenas a primeira falha de uma Olimpíada que ficou marcada pelos problemas de organização.

A intenção de Roosevelt era aproveitar o embalo de uma Feira Mundial --a Louisiana Purchase Exhibition-- para "turbinar" os Jogos, fórmula que já havia sido um desastre em Paris, quatro anos antes.

Novamente, os Jogos tiveram uma duração exagerada de cinco meses. Houve menos da metade dos participantes de Paris-1900. Evento secundário na feira, privado de muitas nações européias -apenas 12 países mandaram representantes--, a Olimpíada-1904 perdeu brilho e foi monopolizada pelos anfitriões.

Graças à Feira, no entanto, a Olimpíada chegou ao continente africano, já que dois "atletas" da África do Sul que estavam de passagem pelo evento decidiram competir nos Jogos.

Simultaneamente à Olimpíada e à Feira Mundial, Saint Louis organizou ainda os Jogos Antropológicos. A competição reunia tribos indígenas, como os Pigmeus da África, em provas como combate na lama, cabo-de-guerra e alpinismo.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. EUA778278237
2. Cuba53311
3. Alemanha44513
4. Canadá4116
5. Hungria2114
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque MARCUS HURLEY
O ciclista norte-americano conquistou quatro medalhas de ouro e uma de bronze em 1904.

Curiosidades

  • O boxe estreou na Olimpíada em Saint-Louis sem o aval do COI e por uma imposição dos organizadores da feira Louisiana, pois já era uma modalidade muito popular nos EUA. O barão de Coubertin não gostava do esporte, por achá-lo violento, e recusava-se a aceitá-lo nos Jogos.
  • Na maratona, o norte-americano Fred Lorz chegou em primeiro e até recebeu a medalha. Minutos depois, descobriram que ele havia pego uma carona em uma charrete --foi eliminado. O ouro passou a seu compatriota Thomas Hicks, um dos 14 que finalizaram a prova.
  • O norte-americano Raymond Ewry repetiu a performance alcançada em Paris e ganhou mais três ouros (salto em altura, distância e triplo sem impulsão). Além Ewry, mais três atletas conquistaram três títulos: seus compatriotas Archibal Hahn, Jim Lightbody e Harry Hillman.
  • O norte-americano George Poage foi o primeiro negro a subir no pódio em uma Olimpíada. Poage terminou em terceiro lugar os 400 m com barreiras nos Jogos de Saint-Louis. Ele finalizou a prova atrás de seus compatriotas Harry Hillman (ouro) e Frank Walker (prata).
  • Além de vencer os rivais, o ginasta norte-americano George Eyser teve que superar os próprios limites. Nos Jogos de 1904, Eyser conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze competindo com uma prótese de madeira no lugar de sua perna direita

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]