Esporte
Topo

História

Popperfoto
Fiscais ajudam italiano Dorando Pietri a vencer na maratona
Fiscais ajudam italiano Dorando Pietri a vencer na maratona

Originalmente programada para a Itália, a Olimpíada-1908 foi transferida para Londres apenas dois anos antes do seu início. A mudança na sede foi motivada pela erupção do vulcão Vesúvio, no sul italiano. A reconstrução da região afetada pela catástrofe minou os recursos que seriam utilizados na organização do evento.

Mesmo com um tempo de preparação, os Jogos de Londres esbanjaram organização. A publicação de um livro oficial da competição, contendo todos os resultados, e a distribuição de manuais com regras em inglês, francês e alemão de cada modalidade são exemplos disso.

A competição londrina inaugurou ainda duas tradições que iriam se perpetuar na história olímpica. O COI decidiu nessa edição entregar medalhas aos três primeiros de cada prova, dando inicio à tradição das medalhas de ouro, prata e bronze.

Já a maratona teve o seu percurso alterado para a distância utilizada até os dias atuais --42,195 km-por uma imposição da família real britânica, que ordenou que a prova tivesse a sua largada no jardim do Castelo de Windsor.

No Reino Unido, aconteceram as primeiras manifestações políticas da história olímpica. Dirigentes russos evitaram o hasteamento da bandeira da Finlândia na cerimônia de premiação da luta greco-romana e a delegação irlandesa foi proibida de desfilar com a bandeira do seu país.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. Reino Unido565138145
2. EUA23121247
3. Suécia861125
4. França55919
5. Alemanha35614
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque HENRY TAYLOR
O britânico foi o destaque da natação. Ele ganhou os 400 m, 1.500 m livre e ajudou seu país no revezamento 4 x 200 m livre.

Curiosidades

  • No início dos Jogos, o percurso da maratona era de 40 km. Em Londres-1908, o comitê organizador determinou que a prova tivesse 42.195 m para que a Família Real pudesse assistir a largada da prova do Jardim do Castelo de Windsor. A distância acabou permanecendo.
  • O britânico William Dod, ouro no arco e flecha, e sua irmã Charlotte Dod, prata também na mesma modalidade na capital inglesa, formam a primeira dupla de irmãos a conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos. Charlotte foi superada por sua compatriota Sybill Newall.
  • John Carpenter (EUA) venceu os 400 m, mas foi desclassificado por ter invadido a raia de Wyndham Halswelle, e os organizadores resolveram marcar uma nova final, sem a presença de Carpenter. Como os outros dois americanos se recusaram a participar, o britânico correu sozinho.
  • Os Jogos-1908 contaram com a disputa da competição de patinação artística no gelo, modalidade que atualmente faz parte da Olimpíada de Inverno. Ouro no individual masculino foi alcançado pelo sueco Ulrich Salchow, enquanto a britânica Madge Syers venceu no feminino.
  • O irlandês naturalizado norte-americano John Flanagan alcançou em Londres o tricampeonato olímpico no lançamento de martelo. Seu compatriota Raymond Ewry manteve o domínio e ganhou novamente a disputa do salto em altura, em distância e triplo parado.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]