Esporte
Topo

História

IOC
Ginastas se apresentam durante os Jogos de Estocolmo
Ginastas se apresentam durante os Jogos de Estocolmo

Após três edições vinculadas a Feiras Mundiais, os Jogos Olímpicos recuperaram em Estocolmo-1912 a vida própria que haviam tido apenas uma única vez, em Atenas, ainda no século anterior.

Sem a ligação com um outro evento, a Olimpíada diminuiu sua duração e bateu recorde de atletas. Na Suécia, competiram 2.407 pessoas, que, pela primeira vez, representaram os cincos continentes.

O sucesso da competição em Estocolmo foi reflexo de sua boa organização. Pela primeira vez na história, foram impressos cartazes oficiais do evento, que a partir daí passaram a ser uma tradição.

Os Jogos de 1912 também foram os primeiros a ter um sistema de som instalado nas pistas, nos gramados, nos ginásios, nas quadras e até em algumas ruas da cidade velha --a Gamla Stam--, para dar serviços gerais sobre provas, atletas e resultados.

O decatlo e o pentatlo entraram oficialmente para o programa do atletismo na Olimpíada sueca, assim como as corridas de longa distância --5.000 m e 10.000 m--, que se uniram à maratona.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. Suécia25191963
2. EUA24241765
3. Reino Unido10151641
4. Finlândia98926
5. França74314
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque JIM THORPE
Considerado pelo rei da Suécia, Gustavo 5º, o melhor atleta do mundo, o norte-americano venceu o decatlo e o pentatlo.

Curiosidades

  • Em Estocolmo, uma nova modalidade fez sua estréia olímpica. Por sugestão do barão de Coubertin, idealizador dos Jogos, foi incluída a disputa do pentatlo moderno, modalidade que congrega provas de cinco esportes: corrida, equitação, esgrima, natação e tiro.
  • Na disputa da medalha de ouro da categoria meio-pesado da luta greco-romana em Estocolmo, os lutadores Anders Ahigren (Suécia) e Ivar Boehling (Finlândia) debateram-se durante nove horas, sem que houvesse um vencedor. Os dois dividiram a medalha de prata.
  • O finlandês Hannes Kolehmainen foi o destaque das provas de fundo ao ganhar os 5.000 m, os 10.000 m e o cross-country (12.000 m). Além da vitória nos 10.000 m, Kolehmainen quebrou o recorde mundial (14min36s6), superando o ex-recordista Jean Bouin (França).
  • Os Jogos de Estocolmo foram os últimos a contar com o salto em altura e distância sem extensão --o salto triplo parado havia sido disputado pela última vez em 1908. O norte-americano Platt Adams venceu no salto em altura, e o grego Constantin Tsiklitiras, na distância.
  • O suíço Louis Richardet foi o atleta mais laureado em Estocolmo ao ganhar seis medalhas no tiro (quatro de ouro e duas de prata), seguido pelo sueco Wilhelm Carlberg, que faturou cinco pódios na mesma modalidade (três de ouro e duas de prata).

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]