Esporte
Topo

História

IOC
Em massa, público acompanha partida de pólo aquático
Em massa, público acompanha partida de pólo aquático

Os Jogos Olímpicos sobreviveram à Primeira Guerra Mundial e voltaram a ser disputados em 1920, oito anos depois do torneio de Moscou. Devido ao conflito, uma edição do evento teve que ser cancelada. Berlim, na Alemanha, seria a sede da competição olímpica que não aconteceu, em 1916.

Para receber a primeira edição pós-guerra da Olimpíada, Antuérpia, na Bélgica, vetou as participações de Alemanha, Áustria, Hungria, Bulgária e Turquia, nações derrotadas no confronto. A União Soviética preferiu não enviar equipe.

Sem dinheiro para organizar bem os Jogos, os belgas construíram instalações de baixo nível, e muitos atletas estrangeiros foram hospedados por famílias. A festa de abertura, que ocorreu com os Jogos já em andamento, inovou com a bandeira olímpica e o juramento oficial, que seriam depois incorporados à tradição da festa.

Ainda sem ter um Comitê Olímpico, o Brasil enviou pela primeira vez uma delegação aos Jogos graças à influência do embaixador brasileiro na Suíça, Raul Paranhos do Rio Branco.

E em sua estréia, o Brasil, que levou 29 atletas a Antuérpia, conseguiu três medalhas, uma delas de ouro. O feito coube a Guilherme Paraense, que venceu a prova de tiro rápido (25m).

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. EUA41272795
2. Suécia19202564
3. Reino Unido16151344
4. Finlândia1510934
5. Brasil1203
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque PAAVO NURMI
O finlandês foi o grande nome do atletismo nos Jogos, com três vitórias: 10.000 m, cross-country individual e por equipes.

Brasil

Destaque A primeira delegação do Brasil era composta por 29 atletas, todos homens, que disputaram o remo, o pólo aquático, os saltos ornamentais, a natação e o tiro, no qual o país ganhou três medalhas --uma de ouro com Guillerme Paraense (foto).

Curiosidades

  • A bandeira olímpica fez sua primeira aparição em Antuérpia-1920. Os tradicionais arcos coloridos sobre o fundo branco representam a união e a amizade entre os cinco continentes: o azul (Europa), preto (África), vermelho (Américas), amarelo (Ásia) e verde (Oceania).
  • As duas medalhas de ouro conquistadas na competição de remo (skiff simples e skiff duplo) não deram ao norte-americano Jack Kelly a fama que teria sua filha. Grace Kelly, atriz e princesa de Mônaco, nasceu oito anos depois das conquistas olímpicas do pai.
  • Dona de títulos nos tradicionais Torneios de Wimbledon e Roland Garros, que fazem parte do Grand Slam do tênis, a francesa Suzanne Lenglen faturou sem dificuldades o ouro olímpico em Antuérpia --foram cinco vitórias e nenhum set perdido na campanha do título.
  • A Olimpíada da Antuérpia contou com nada menos do que 21 provas no tiro. Dois norte-americanos --Willis Lee e Lloyd Spooner-- deixaram a disputa com sete medalhas. O primeiro ganhou cinco ouros, uma prata e um bronze, e o segundo, quatro ouros, uma prata e dois bronzes.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]