Esporte
Topo

História

IOC
Delegação desfila durante cerimônia de abertura
Delegação desfila durante cerimônia de abertura

Sede dos Jogos Olímpicos-1900, Paris foi a primeira cidade a receber o evento por duas vezes. A escolha da capital francesa foi bastante polêmica, já que a edição anterior organizada pela cidade havia sido um fiasco.

Foi necessária a intervenção do Barão de Coubertin para devolver a Olimpíada a Paris. O dirigente fez articulações políticas que fizeram a França vencer Amsterdã e Los Angeles e ganhar a eleição.

Paris soube aproveitar a chance e se redimiu do fiasco anterior com uma grande organização. Foi em 1924 que foi utilizada pela primeira vez uma Vila Olímpica, que abrigou os mais de três mil atletas que competiram no evento --recorde até então.

Após uma boa participação nos Jogos de Antuérpia, quando estreou em Olimpíadas, a delegação brasileira não conseguiu medalhas na França. O melhor resultado foi obtido pelos irmãos remadores Edmundo e Carlos Castello Branco, que terminaram na quarta colocação no skiff duplo.

Também em 1924, o COI realizou em Chamonix, na França, um evento apenas com modalidades praticadas no gelo, chamada de "A Semana Internacional de Esportes de Inverno". Dois anos depois, a entidade reconheceu oficialmente a competição como os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. EUA41272795
2. Suécia19202564
3. Reino Unido16151344
4. Finlândia1510934
5. Bélgica14111136
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque JOHNNY WEISSMULLER
Um dos melhores nadadores da história, bateu 28 recordes mundiais e ganhou três ouros em Paris-1924.

Brasil

A segunda participação olímpica do Brasil foi bem mais tímida do que em 1920. O melhor resultado do país veio com os irmãos Edmundo e Carlos Castello Branco. A dupla viajou à França por conta própria, independente da delegação oficial, e conseguiu um quarto lugar no skiff duplo do remo.

Curiosidades

  • É do frei Henri Didon, amigo do barão Pierre de Coubertin, a autoria do lema que traduz o espírito olímpico, em busca dos recordes e da superação: "Citius, Altius, Fortius" (Mais rápido, mais alto e mais forte). O lema foi utilizado pela primeira vez nos Jogos de Paris-1924.
  • O finlandês Paavo Nurmi foi o atleta que mais ouros conquistou nos Jogos de 1924, na capital francesa. Ele somou cinco vitórias --1.500 m, 5.000 m, 3.000 m por equipe, cross country individual e por equipe. Seu compatriota Ville Ritola ganhou quatro ouros e duas pratas.
  • O rúgbi fez sua última aparição olímpica em 1924. A modalidade, que tem como principais forças Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e África do Sul, foi vencida na capital francesa pelos norte-americanos, que ganharam na final da França pelo placar de 17 a 3.
  • O futebol conheceu em 1924 o primeiro grande time sul-americano, o Uruguai. Enquanto na Europa jogava-se ao padrão britânico, com chutões e cruzamentos, os uruguaios surpreenderam os favoritos com um futebol de toque de bola --venceram os cinco jogos.
  • Os argentinos conquistaram seu único ouro na Olimpíada de Paris no pólo a cavalo, modalidade que não faz mais parte do programa olímpico. No total, a Argentina deixou os Jogos de 1924 com seis medalhas --ganhou ainda três pratas e dois bronzes.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]