Esporte
Topo

História

Popperfoto
Estádio coberto por bandeiras nazistas vê cerimônia de abertura
Estádio coberto por bandeiras nazistas vê cerimônia de abertura

O clima na Europa de 1936 já deixava claro que uma guerra estava prestes a eclodir. Três anos antes do início do conflito mundial, Berlim, a sede do governo nazista de Adolf Hitler recebeu uma Olimpíada, que, nos planos do 3º Reich serviria para demonstrar a supremacia da raça ariana.

Ter o regime nazista como anfitriã dos Jogos causou uma celeuma no COI. O comitê chegou a cogitar a mudança da sede. O presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, sugeriu realizar um evento alternativo na cidade de Barcelona, na Espanha, o que não aconteceu por causa da eclosão da guerra civil espanhola.

Depois disso, organizar uma grande organização da Olimpíada virou questão de honra para Hitler. Berlim construiu um estádio especialmente para a competição, mas a instalação que mais impressionou foi a Vila Olímpica, com chalés de alvenaria e 38 refeitórios, em que foram hospedados o então recorde de 3.963 atletas.

O evento na Alemanha ficou marcado como a primeira edição com transmissão televisiva, porém restrita. Com a tecnologia da Telefunken, as imagens eram geradas por uma só câmera e transmitidas via cabo para cinemas e cerca de 160 mil residências da cidade. Outra inovação tecnológica foi uso do telex para a divulgação de resultados.

Os planos do chefe alemão de comprovar a superioridade dos arianos foi alcançado em parte nos Jogos, já que o país foi o "campeão" do quadro de medalhas. No entanto, quem entrou para a história, como o homem que intimidou Hilter, foi o velocista norte-americano Jesse Owens, que era negro.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. Alemanha33263089
2. EUA24201256
3. Hungria101516
4. Itália89522
5. Finlândia76619
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque JESSE OWENS
O norte-americano surpreendeu Hitler com 4 ouros no atletismo --100 m, 200 m e 4 x 100 m rasos e salto em distância.

Brasil

Destaque SYLVIO PADILHA
Sylvio Padilha (foto), quinto colocado nos 400 m com barreiras, foi o melhor entre os brasileiros nos Jogos de Berlim. O Brasil contou com uma delegação recorde de 94 atletas (88 homens e 6 mulheres) em nove modalidades, mas sem nenhum pódio.

Curiosidades

  • A Alemanha terminou em primeiro no quadro de medalhas nos Jogos de Berlim-1936, mas com "apenas" 33 ouros, longe do objetivo do líder nazista Adolf Hitler, que queria a conquista de 60 medalhas de ouro para exibir a superioridade da raça ariana.
  • O basquete e a canoagem estrearam como esportes olímpicos. No basquete, os Estados Unidos ficaram com o ouro, ao bater o Canadá na final com um placar impensável para os tempos atuais: 19 a 8. Na canoagem, destaque para Áustria (dois ouros e três pratas).
  • Um dos atletas da equipe brasileira de natação em Berlim-36 era João Havelange, futuramente presidente da Fifa, entidade máxima do futebol. Havelange não passou da fase classificatória dos 400 m livre, prova vencida pelo norte-americano Jack Medica.
  • Berlim-1936 foi a última que o barão Pierre de Coubertin, idealizador da Olimpíada na era moderna e presidente do COI entre 1896 e 1925, viu. Coubertin, que nasceu em 1º de janeiro de 1862, morreu um ano após os Jogos na capital alemã, no dia 1º de setembro, Gêneva (SUI).
  • O atleta mais laureado na capital alemã foi o local Konrad Frey, que ganhou seis medalhas na ginástica artística (três de ouro, uma de prata e duas de bronze), seguido por seu compatriota Alfred Schwarzmann, cinco pódios na ginástica (três ouros e dois bronzes).

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]