Esporte
Topo

História

IOC
Barcos contornam bóia em competição de vela
Barcos contornam bóia em competição de vela

Após duas edições canceladas devido à Segunda Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos de Pequim voltaram a ser disputados em 1948, em Londres, sem a pompa e a estrutura que haviam marcado as últimas competições anteriores ao conflito.

A capital da Inglaterra disputou com Lausanne, na Suíça, e Baltimore, Los Angeles, Minneapolis e Filadélfia, todas nos Estados Unidos, pelo direito de organizar a Olimpíada-1948.

Londres não teve condições de construir uma vila olímpica, e as delegações tiveram que se hospedar em acampamentos militares, casas de família e escolas. A abertura aconteceu no estádio de Wembley, com a presença de aproximadamente 80 mil pessoas.

Ainda sob influência da guerra, os organizadores dos Jogos vetaram a inscrição da Alemanha e do Japão. Contudo, num apelo do seu primeiro ministro Winston Churchill, foi a aceita a participação da Itália.

Os Jogos londrinos marcaram a primeira medalha conquistada pelo Brasil em esportes coletivos. A seleção masculina de basquete venceu perdeu apenas uma partida e terminou o torneio com o bronze.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. EUA38271984
2. Suécia16111744
3. França1061329
4. Hungria1051227
34.Brasil0011
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque FANNY BLANERS-KOEN
Chamada de "mamãe maravilha", a holandesa conquistou 4 ouros (100 m, 200 m, 4 x 100 m rasos e 80 m com barreiras).

Brasil

Destaque A única medalha brasileira em Londres foi também a primeira do país por equipe --bronze no basquete. Geraldo de Oliveira e Hélio Coutinho, respectivamente quinto e oitavo no salto triplo. Na mesma prova, Adhemar Ferreira da Silva (foto) ficou em 14º.

Curiosidades

  • O precursor dos esportistas teens foi o norte-americano Robert Mathias, que, em Londres-1948, aos 17 anos, conquistou o ouro no desgastante decatlo --seria bicampeão da prova em Helsinque. Até hoje, é o mais jovem vencedor de uma prova de atletismo.
  • O húngaro Karoly Takacs ganhou o ouro na pistola de tiro rápido, atirando com a mão esquerda. O detalhe é que ele era destro. Durante a 2ª Guerra, Takacs, que em 1938 conquistou o Mundial nessa prova, havia perdido a mão direita na explosão de uma granada.
  • Na natação, tanto no masculino como no feminino, nenhum atleta conseguiu vencer mais de uma prova individual. Sem os japoneses, destaques nos Jogos de 1932 e de 1936, os Estados Unidos saíram vitoriosos em todas as disputas entre os homens.
  • Os Jogos-1948 viu a estréia de de três lendários atletas: o húngaro László Papp, que ganhou o primeiro de seus três ouros no boxe, o dinamarquês Paul Elvström, vencedor da classe finn, e o sueco Gert Fredriksson, que conquistou na canoagem dois títulos.
  • Dois finlandeses foram os destaques da ginástica artística em Londres. Veikko Huhtanen conquistou cinco medalhas (três de ouro, uma de prata e uma bronze) e foi o atleta mais laureado dos Jogos, contra quatro de Paavo Aaltonen (três de ouro e uma de bronze).

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]