Esporte
Topo

História

AP
Adhemar Ferreira da Silva é celebrado por vitória no salto triplo
Adhemar Ferreira da Silva é celebrado por vitória no salto triplo

Após 35 anos da Revolução Bolchevique, que transformou a Rússia na União Soviética, a potência do Leste Europeu estreou nos Jogos em Helsinque-1952, dando início à fase mais tumultuada da história olímpica, marcada por boicotes e confrontos históricos.

Apenas em 1952, quando já era poderosa no cenário internacional, a União Soviética decidiu constituir seu Comitê Olímpico Nacional e solicitar a sua inclusão, que não tinha o apoio de grande parte dos países ocidentais.

Em sua primeira Olimpíada, a potência soviética ainda não conseguiu fazer frente ao seu principal rival político e econômico, os Estados Unidos. Os norte-americanos conquistaram 40 medalhas de ouro, contra apenas 22 de russos, ucranianos, etc...

A cidade escolhida para abrigar o primeiro encontro olímpico entre os líderes dos dois blocos que dividiam o mundo é a menor a abrigar uma Olimpíada (na ocasião com 367 mil habitantes). Helsinque foi escolhida devido ao bom rendimento do país nas edições anteriores dos Jogos.

A Finlândia havia conquistado 15 ouros em Antuérpia-1920, 14 em Paris-1924, 8 em Amsterdã-1928, 8 em Berlim-1936, 8 em Londres-1948. Mas, em casa, ficaram com apenas seis.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. EUA40193776
2. União Soviética22301971
3. Hungria16101642
4. Suécia12131035
24. Brasil1023
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque EMIL ZATOPEK
Apelidado de "locomotiva humana", o tcheco dominou as provas de longa distância. Ele ganhou os 10.000 m, os 5.000 m e a maratona.

Brasil

Destaque A primeira medalha do atletismo brasileiro nos Jogos foi obtida por Adhemar Ferreira da Silva (foto), no salto triplo. Também se destacaram José Telles da Conceição, bronze no salto em altura, e o nadador Tetsuo Okamoto, terceiro nos 1.500 m.

Curiosidades

  • Apesar de estar estreando na Olimpíada, a União Soviética não entrou totalmente no espírito olímpico. Isolado do mundo ocidental por seu socialismo, o país não permitiu que a tocha olímpica passasse por seu território, durante o trajeto da Grécia até Helsinque.
  • O desempenho das mulheres em Helsinque evoluiu imensamente. Foram batidos recorde olímpicos em todas as provas do atletismo, com exceção do salto em altura. Os 80 m, o lançamento de peso e o 4 x 100 m registrou a melhor marca da história até então.
  • Na disputa da medalha de ouro no basquete, a União Soviética, diante do favoritismo norte-americano, adotou a tática de prender ao máximo a bola. Em dez minutos de jogo, o placar era de 4 a 2 para os Estados Unidos, que acabaram vencendo por 36 a 25.
  • Galina Zybina e Nina Romashkova, ouro respectivamente no arremesso de peso e disco, ganharam as primeiras medalhas de ouro no atletismo para União Soviética. Outro destaque soviético foi Viktor Chukarin, que conquistou quatro títulos e um segundo lugar na ginástica.
  • Campeão no levantamento de peso, categoria leves, o norte-americano de origem japonesa Tommy Kono seria eleito, como culturista, Mr. Mundo em 1954 e Mr. Universo em 1955 e 1957. Além disso, ganharia mais duas medalhas no levantamento de peso.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]