Esporte
Topo

História

Reprodução
Vista aérea do Estádio Olímpico de Melbourne, o Cricket Ground
Vista aérea do Estádio Olímpico de Melbourne, o Cricket Ground

Melbourne, na Austrália, foi a primeira sede de uma edição dos Jogos Olímpicos localizada no Hemisfério Sul. A cidade venceu uma ferrenha disputa com Buenos Aires, na Argentina, pelo direito de organizar a competição.

Devido à mudança de hemisfério, os Jogos foram disputados em um período bastante diferente. Se nas edições européias e norte-americanas a Olimpíada acontecia no meio do ano, durante o verão, o torneio de 1956 ocorreu entre novembro e dezembro.

O alto custo da viagem fez com que países mais pobres, como os da América do Sul e Central, do Caribe e da África reduzissem suas delegações ou simplesmente desistissem. Apenas 3.314 atletas disputaram os Jogos, enquanto em Helsinque o número de atletas chegou a 4.955.

A particularidade dos Jogos foi que a competição de hipismo aconteceu bem longe de Melbourne, em Estocolmo, na Suécia, devido à quarentena dos cavalos imposta pelo governo australiano.

A dificuldade dos países em se locomoverem para Melbourne intensificou ainda mais a superioridade dos EUA e da União Soviética, cujos governos não pouparam dinheiro para tentar mostrar o poder de seu sistema. Os soviéticos terminaram pela primeira vez na ponta do quadro de medalhas, superando os rivais norte-americanos.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. União Soviética37293298
2. EUA32251774
3. Austrália1381435
4. Hungria910726
24. Brasil1001
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque LARISSA LATYNINA
A soviética ganhou 6 medalhas, sendo 4 de ouro. Ela venceu o individual geral e por equipes, o salto sobre o cavalo e o solo.

Brasil

Destaque A única medalha do Brasil em Melbourne foi o bicampeonato de Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo. Apesar de sua conquista estar próximo de completar 50 anos, Adhemar permanece como único brasileiro a ganhar dois ouros olímpicos.

Curiosidades

  • Em Melbourne-56, o húngaro László Papp venceu nos médios-ligeiros e se tornou o primeiro pugilista a ganhar três ouros olímpicos. O lutador se profissionalizou em 57, mas oito anos depois foi forçado a abandonar o profissionalismo pelo governo comunista húngaro.
  • O norte-americano Harold Connoly, ouro no arremesso de martelo com 63,19 m (recorde olímpico), e a tcheca Olga Fikotova, campeã do arremesso de disco (53,69 m), desafiaram a Guerra Fria e se entregaram a um tórrido romance durante os Jogos de Melbourne.
  • Devido às leis australianas, que exigem quarentena para animais que entram no país, as provas de hipismo tiveram de ser realizadas em outro país. O local escolhido foi Estocolmo, na Suécia. A data também foi outra --julho, quatro meses antes dos Jogos.
  • A invasão do exército da URSS na Hungria teve uma batalha similar, mas nas piscinas de Melbourne. A semifinal do pólo aquático entre os dois países acabou em briga, que se generalizou até as arquibancadas e só foi contida pela tropa de choque da polícia australiana.
  • Os Jogos de 1956 contaram com os primeiros boicotes da história. Egito, Libano e Iraque, em protesto contra invasão israelense na Península de Sinai, não foram. O mesmo fizeram Holanda, Espanha e Suíça em protesto contra à invasão soviética na Hungria.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]