Esporte
Topo

História

AP
Delegação chinesa desfila sob protesto em cerimônia de abertura
Delegação chinesa desfila "sob protesto" em cerimônia de abertura

Os Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, foram a primeira edição do evento a ter cobertura televisiva para diversas partes do planeta. As imagens geradas pela RAI, a televisão estatal da Itália, foram distribuídas para 37 países.

Quatro anos antes, em Melbourne-1956, televisão esteve presente, mas, na época, ainda não existiam os satélites espaciais e a transmissão se restringiu a cidade-sede e as cidades próximas.

Para organizar os Jogos-1960, Roma venceu a eleição contra Lausanne. A capital italiana recebeu 35 votos, nove a mais do que a cidade suíça, na eleição organizada pelo COI, cinco anos antes da competição.

As obras para a Olimpíada incluíram a reforma do estádio Olímpico (construído em 1953), a restauração o estádio de Atletismo e a construção do Stadio Del Nuoto, para as competições aquáticas.

Disputados num diferenciado cenário, que mesclou monumentos da Antiguidade com estádios e ginásios modernos, os Jogos de Roma assistiram ao segundo domínio soviético sobre os norte-americanos.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. União Soviética432931103
2. EUA34211671
3. Itália13101336
4. Alemanha12191142
39. Brasil0022
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque WILMA RUDOLPH
Grande nome do atletismo, ela venceu os 100 m, os 200 m e o 4x100 m, com recorde mundial nas duas últimas

Brasil

Destaque Mais uma vez com uma delegação compacta (81 homens e 1 mulher), o Brasil foi a Roma e conseguiu duas medalhas de bronze. O basquete (foto) repetiu o feito de Londres-1948, e o nadador Manoel dos Santos Jr. ficou em terceiro nos 100 m livre.

Curiosidades

  • A Olimpíada de Roma foi marcada pelo primeiro escândalo de doping da história. O ciclista dinamarquês Knut Jensen, que usou um estimulante circulatório para melhorar seu desempenho, caiu na prova de estrada, fraturou o crânio e morreu. Os testes só começaram em 1968.
  • As Alemanhas Ocidental e Oriental, como já haviam feito anteriormente, participaram com uma delegação unificada. O problema foi a bandeira, que já era diferenciada. A solução foi utilizar as três cores (amarelo, vermelho e preto) mais o símbolo dos cinco elos entrelaçados.
  • O etíope Abebe Bikila tornou-se o primeiro negro africano a ganhar uma medalha olímpica, ao vencer a maratona em Roma --descalço. Ele também levaria o ouro na prova em Tóquio. Em 1973, morreu em um acidente com o carro que havia ganho do governo de seu país.
  • Aos 50 anos, o esgrimista húngaro Aladar Gerevich chegou ao sétimo ouro em Roma. Gerevich integrou a equipe de seu país que foi campeã do sabre ao lado de outras lendas, como Rudolf Kárpáti e Pál Kovács, ambos vencedores de seis ouros olímpicos na modalidade.
  • Roma assistiu à vitória do norte-americano Cassius Marcellus Clay, que posteriormente mudaria o nome para Muhammad Ali, na categoria meio-pesado do boxe. Profissionalizado como pesado, Ali conquistaria em 1965 o título mundial da categoria ao derrotar Sonny Liston.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]