Esporte
Topo

História

AP
Norte-americano Robert Hayes (702) vence os 100 m rasos
Norte-americano Robert Hayes (702) vence os 100 m rasos

Tóquio seria a sede dos Jogos Olímpicos de 1940, que acabaram não acontecendo devido à eclosão da Segunda Guerra Mundial. A capital japonesa só receberia a competição 24 depois.

Reconstruído após o fracasso no conflito, o Japão ganhou o direito de organizar os Jogos durante a 55ª sessão do COI (Comitê Olímpico Internacional), realizada em 1959, ou seja, seis anos antes do início do evento.

Os japoneses desenvolveram o primeiro computador eletrônico, capaz armazenar estatísticas de todas as provas, registrando tempos em centésimos de segundo e, ainda, fornecer em pouco tempo os resultados das provas.

O etíope Abebe Bikila, que em Roma-1960 correu descalso e venceu a maratona, com recorde olímpico e mundial, repetiu o feito em Tóquio, mas dessa vez com tênis. Sua superação ficou por conta de uma operação de apendicite que havia sofrido um mês antes.

A soviética Larissa Latynina, com dois ouros, duas pratas e dois bronzes, tornou-se a atleta mais premiada na história olímpica, em todas as modalidades, no masculino ou no feminino --18 medalhas (9 ouros, 5 pratas e 4 bronzes).

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. EUA36262890
2. União Soviética30313596
3. Japão165829
4. Alemanha10221850
39. Brasil0011
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque DAWN FRASER
A australiana venceu os 100 m livre e se tornou a primeira a ganhar a prova em três edições seguidas dos Jogos.

Brasil

Destaque A única medalha foi um bronze no basquete, feito que já havia alcançado em Londres-48 e em Roma-60. A única representante feminina da delegação, Aída dos Santos (foto), viajou sem treinador e conseguiu um quarto lugar no salto em altura.

Curiosidades

  • Quatro atletas chegaram à terceira medalha de ouro consecutiva em Tóquio: a australiana Dawn Fraser (natação), o norte-americano Al Oerter (lançamento de disco), o soviético Vyacheslav Ivanov (canoagem) e o alemão Hans Gunter Winkler (hipismo).
  • O velocista norte-americano Robert Hayes, vencedor dos 100 m rasos, deixou o atletismo para ser estrela do time mais popular de futebol americano, o Dallas Cowboys. Em duas temporadas, ele foi escolhido o melhor ala-recebedor da futebol americano.
  • A Polônia venceu o revezamento 4 x 100 m rasos feminino, com recorde mundial --43s6. A marca, porém, acabou sendo invalidada, porque a última corredora, Ewa Klobukowska, foi a primeira mulher a ser reprovada no teste de feminilidade da história.
  • O time de basquete norte-americano chegou ao sexto ouro consecutivo, desde Berlim-1936, quando a modalidade foi incluída nos Jogos. No salto com vara, o país conquistou a 15ª vitória consecutiva --venceram todas as edições de Atenas-1896 até Tóquio-1964.
  • Em 1964, o vôlei e o judô foram adicionados ao programa da competição. Paixão nacional, o judô fez parte dos Jogos por sugestão dos anfitriões. O esporte acabaria não entrando no programa em 1968, mas retornaria em 1972, em Munique (Alemanha), para não sair mais.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]