Esporte
Topo

História

AP
Foto mostra seqüência de movimentos da ginasta Nadia Comaneci
Foto mostra seqüência de movimentos da ginasta Nadia Comaneci

Os Jogos Olímpicos de 1976, realizados em Montréal, no Canadá, ficaram marcados por dois aspectos. No quadro político, destaque para o primeiro grande boicote do evento. Na competição em si, a delegação norte-americana teve o pior desempenhos de sua história.

Pouco antes do evento, a seleção neozelandesa de rúgbi havia realizado uma excursão à África do Sul, que na época estava suspensa de todas as competições internacionais, em razão de sua legislação racista, o Apartheid. O Congo, através de seu dirigente Jean-Claude Ganga, pediu ao COI que excluísse os neozelandeses do evento, mas a entidade não deu a menor atenção, dando início ao boicote do país.

O boicote do Congo ganhou volume semanas antes da Olimpíada, quando a polícia sul-africana promoveu um massacre em Soweto, região habitada por negros, revoltando os demais países da África. Então, 16 nações africanas, mais a Guiana sul-americana e o Iraque resolveram se retirar.

Antes disso, apenas a Tanzânia havia apoiado o boicote. Após o incidente em Soweto, Camarões, Egito, Marrocos e Tunísia também aderiram, mas alguns atletas já tinham participado de algumas provas antes de deixarem o certame.

Os Estados Unidos, que também chegaram a ameaçar um boicote devido à exclusão de Taiwan -por questão diplomática-- ficaram em terceiro lugar nos Jogos --colocação que só seria repetida em Seul-1988. A campeã foi a União Soviética, seguida da Alemanha Oriental.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. União Soviética494135125
2. Alemanha Or.40252590
3. EUA34352594
4. Alemanha Oc.10121739
36. Brasil0022
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque NADIA COMANECI
Com 1,50 m de altura e 35 kg, foi a primeira ginasta obter uma nota 10 e deixou os Jogos com 5 pódios (três ouros).

Brasil

Destaque Repetindo o desempenho de Roma-1960 e Munique-1972, o Brasil obteve duas medalhas de bronze em Montréal-1976. Uma delas veio do salto triplo, com João do Pulo (foto), e a outra na classe flying dutchman, com Reinaldo Conrad e Peter Ficker

Curiosidades

  • O nadador soviético Sergei Nemanstov deixou a vila olímpica num dia de folga e nunca mais voltou. Dirigentes soviéticos acusaram o canadense George Magiljanski, funcionário do comitê organizador, de liderar uma quadrilha que facilitava fugas. Magiljanski acabou demitido.
  • Três atletas deixaram os Jogos com quatro ouros: o ginasta soviético Nikolai Andrianov (ganhou ainda duas pratas e um bronze), o nadador norte-americano John Naber (conquistou ainda uma prata) e a nadadora alemã-oriental Kornelia Ender (ganhou também uma prata).
  • Nos 800 m rasos feminino, as quatro primeiras colocadas completaram a prova em menos de 1min56s e bateram o recorde mundial. A primeira colocada, a soviética Tatyana Kazankina venceu também os 1.500 m --a única a conseguir dois ouros no atletismo de Montréal.
  • Os irmãos Michael e Leon Spinks foram campeões no médio e meio-pesado, respectivamente. Posteriormente, os dois seriam campeões mundiais dos pesados como profissionais. Outro destaque foi o norte-americano "Sugar" Ray Leonard, ouro no meio-médio-ligeiro.
  • As alemãs-orientais dominaram totalmente as provas de natação em 1976, com 11 ouros em 13 contendas. O país comunista só não colocou uma atleta no alto do pódio no revezamento 4 x 100 m livre, vencido pelos EUA, e nos 200 m peito, ganho pela soviética Marina Kosheveya.
  • Na cerimônia de encerramento da Olimpíada de Montréal, o estudante Michel LeDuc invadiu o gramado do estádio completamente nu e dançou diante da platéia por cerca de dois minutos, antes de ser detido pelos policiais canadenses.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]