Esporte
Topo

História

Getty Images
Cubano Teofilo Stevenson (fundo) encara adversário em luta de boxe
Cubano Teofilo Stevenson (fundo) encara adversário em luta de boxe

Disputada durante o auge "esportivo" da Guerra Fria, os Jogos Olímpicos de Moscou-1980 não contaram com a participação dos Estados Unidos, líder do bloco capitalista, e de mais 61 nações, que boicotaram o evento.

O boicote, idealizado pelo presidente norte-americano Jimmy Carter, servia como represália contra a invasão soviética no Afeganistão, em dezembro de 1979, mas não contava com o apoio do Comitê Olímpico dos Estados Unidos.

Mesmo com o boicote, países importantes no cenário mundial e olímpico, como Reino Unido, França, Itália, Austrália, Suécia e Holanda estiveram presentes, preservando o espírito olímpico. Compareceram ao torneio apenas 5.179 atletas, representando 80 países. Foi a menor participação desde a Olimpíada de 1956, em Melbourne.

A ausência norte-americana em Moscou foi ofuscada pela cerimônia de abertura no estádio Lênin, a mais bonita e comovente já realizada, que teve como ponto alto o choro do ursinho Misha, mascote dos Jogos.

Sem os EUA e seus aliados, a União Soviética dominou o quadro de medalhas, com quase o dobro de medalhas de ouro da segunda colocada, a Alemanha Oriental -80, contra 47. A Bulgária, que terminou na terceira colocação, só foi campeã de oito modalidades.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. União Soviética50272299
2. Alemanha Or.33313094
3. Bulgária20232366
4. Cuba13111640
17. Brasil2024
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque ALEKSANDR DITYATIN
O ginasta soviético se tornou em Moscou o recordista de medalhas em uma edição dos Jogos -oito, no total.

Brasil

Destaque O Brasil quebrou o tabu de 24 anos sem uma vitória olímpica. Beneficiado com o boicote liderado pelos EUA, os brasileiros voltaram da URSS com dois ouros (iatismo). O país também ganhou dois bronzes, com João do Pulo e revezamento 4 x 200 m livre, do nadador Djan Madruga (foto).

Curiosidades

  • O espanhol Juan Antonio Samaranch iniciou sua gestão na presidência do COI em Moscou, quando o irlandês Lord Killanin deixou o cargo. Ex-embaixador de seu país na URSS, Samaranch deixou a entidade após a Olimpíada de Sydney --o belga Jacques Rogge assumiu em seu lugar.
  • Em protesto à invasão da URSS no Afeganistão, diversos países, como o Reino Unido e a Austrália, desfilaram sem suas bandeiras na cerimônia de abertura e usaram a do COI. Outros, como a Itália, trocaram seus hinos pelo do COI na solenidade de premiação.
  • Vladimir Salnikov foi o primeiro nadador a fazer os 1.500 m livre em menos de 15 minutos. Com 14min58s27, estabeleceu o recorde mundial. Sem poder participar de Los Angeles-1984 por causa do boicote soviético, seria bicampeão em Seul-1988, aos 28 anos.
  • A final dos 1.500 m e 5000 m foi marcada para o mesmo dia nos Jogos de Moscou. Vários meio-fundistas capazes de correr as duas distâncias tiveram que optar por uma das provas. A decisão prejudicou principalmente os atletas africanos, que priorizaram a disputa dos 5.000 m.
  • Barbara Krause, Karen Metschuk e Rica Reinisch foram responsáveis por três ouros cada uma, levando a Alemanha Oriental a conquistar 12 vitórias na natação feminina em Moscou. A Alemanha Oriental deixou escapar a vitória apenas nos 800 m livre e nos 200 m peito.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]