Esporte
Topo

História

Folha Imagem
Geração de prata do vôlei brasileiro perde final para os EUA
"Geração de prata" do vôlei brasileiro perde final para os EUA

Quatro anos depois de Estados Unidos e aliados boicotarem os Jogos Olímpicos de Moscou-1980, a União Soviética deu o "troco" nos rivais e ficou de fora da Olimpíada de Los Angeles.

O boicote em Los Angeles, no entanto, foi bem menor do que o de Moscou, e exatas 140 delegações estiveram presentes contra 80 que foram à União Soviética. O número de atletas também foi superior: 6.829, contra 5.179 da edição anterior.

A ausência, principalmente da União Soviética e da Alemanha Oriental --os dois primeiros colocados em Montréal e Moscou--, resultou em uma distribuição desigual das medalhas.

Os Estados Unidos acabaram somando 174 medalhas (83 de ouro) e superaram o recorde de 80 insígnias douradas alcançado pelos soviéticos em Moscou. O segundo lugar ficou a Romênia, que obteve 53 medalhas (20 de ouro). O país juntamente com a Iugoslávia acabou não atendendo ao apelo dos soviéticos.

O Brasil conseguiu o maior número de pódios até então, oito --só seria superado, em Atlanta-1996, com 15 medalhas. Em Los Angeles, o meio-fundista Joaquim Cruz conquistou a única medalha de ouro, nos 800 m.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. EUA836130174
2. Romênia20161753
3. Alemanha Oc.17192359
4. China158932
19. Brasil1528
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque CARL LEWIS
O velocista se consagrou em Los Angeles, nas mesmas provas de Jesse Owens, o herói norte-americano em Berlim-1936.

Brasil

Destaque O Brasil alcançou seu melhor desempenho da história, com oito pódios --no entanto, apenas um ouro (em Moscou-1980, haviam sido dois). A única insígnia dourada veio com o meio-fundista Joaquim Cruz (foto), que venceu os 800 m.

Curiosidades

  • O futebol brasileiro, já tricampeão mundial, finalmente chegou ao pódio olímpico, uma prata. Já com profissionais (desde que não tivessem disputado Copas do Mundo), Jair Picerni comandou a seleção, que tinha como base o time do Inter-RS, que perdeu a final para a França, 2 a 0.
  • A alemã Ulrike Meyfarth, que em Munique-1972 havia se tornado a mais jovem mulher (16 anos) a vencer uma prova no atletismo, o salto em altura, tornou-se em Los Angeles a mais velha campeã nessa prova, aos 28 anos, com um salto de 2,02 m --novo recorde olímpico na época.
  • Edwing Moses, dos EUA, repetiu o ouro de Montréal-1976 nos 400 m com barreiras. Em Moscou-80, não competiu por causa do boicote. Até os Jogos-1984, Moses superaria a marca das cem vitórias seguidas em sua especialidade --ele perderia a invencibilidade em 1987.
  • O pugilista Evander Holyfield foi desclassificado em uma decisão polêmica da arbitragem, por um golpe supostamente desferido com a luta interrompida. Até o nocauteado Kevin Barry, da Nova Zelândia, pediu que a vitória fosse dada ao futuro campeão como profissional.
  • Sem os soviéticos, o grande destaque da ginástica artística em Los Angeles foi o chinês Li Ning, que conquistou seis medalhas (três de ouro, duas de prata e uma de bronze). No feminino, brilhou a romena Ecaterina Szabó, que ganhou quatro ouros e uma prata.
  • Uma das imagens mais marcantes dos Jogos foi da suíça Gabriele Andersen-Scheiss na maratona, que completou a prova completamente esgotada pelo forte calor. A atleta, com 39 anos, levou mais de cinco minutos para percorrer os últimos 100 metros, mas não desistiu.

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]