Esporte
Topo

História

John Bazemore/AP
Velocista Carl Lewis (dir) disputa prova dos 100 m rasos
Velocista Carl Lewis (dir) disputa prova dos 100 m rasos

A festa do centenário dos Jogos Olímpicos tinha tudo para ser realizada em Atenas, na Grécia, palco da primeira edição da era moderna do evento, mas acabou indo para Atlanta, sede de empresas poderosíssimas como a Cola-Cola e a rede de televisão CNN.

A escolha da sede, realizada no 96º congresso do COI, realizado em 18 de setembro de 1990, em Tóquio (Japão), foi bastante contestada e a cidade norte-americana superou na última votação a capital grega por 51 a 35.

As promessas de patrocínios fartos convenceram os membros do COI a votar em Atlanta. Os patrocínios acabaram se confirmando e um montante de US$ 40 bilhões dólares, provenientes de cem grandes empresas, foram arrecadados pelos organizadores.

Como exemplo da grandiosidade do evento, a quarta Olimpíada norte-americana registrou a participação de 10.318 atletas (6.806 homens e 3.512 mulheres), representando 197 países, competindo em 271 provas.

O fato, porém, que mais marcou a edição foi a bomba no parque Centenário, no centro da cidade, no dia 27 de julho. Duas pessoas morreram e mais de uma centena ficaram feridas.

Medalhas Ouro Prata BronzeTotal
1. EUA443225101
2. Rússia26211663
3. Alemanha20182765
4. China16221250
25. Brasil33915
Confira o quadro de medalhas completo

Destaque

Destaque MICHAEL JOHNSON
O norte-americano quebrou duas vezes o recorde mundial mais antigo do atletismo masculino, o dos 200 m rasos.

Brasil

Destaque O velejador Robert Scheidt (foto) conquistou uma das três medalhas de ouro do Brasil em Atlanta ao vencer a classe laser. As outras vieram com Torben Grael e Marcelo Ferreira (classe star) e a dupla de vôlei de praia Jacqueline e Sandra.

Curiosidades

  • Com a maior delegação da história até então, o Brasil obteve seu melhor desempenho olímpico em Atlanta-1996. Composta por 225 atletas (159 homens e 66 mulheres), a delegação do país trouxe 15 medalhas (três de ouro, três de prata e nove de bronze) dos EUA.
  • As maiores decepções em Atlanta foram o ucraniano Serguei Bubka (salto com vara), o norte-americano Mike Powell (salto em distância) e o cubano Javier Sotomayor (salto em altura), donos de recordes mundiais e que ficaram longe do pódio olímpico.
  • Muhammad Ali, considerado o maior pugilista de todos os tempos e sofrendo do mal de Parkinson, acendeu a pira olímpica na abertura dos Jogos e ganhou uma nova medalha de ouro. A recebida em Roma-1960 jogou num rio em protesto contra a discriminação racial nos EUA.
  • Os EUA obtiveram três dos quatro títulos no tênis. Andre Agassi venceu a simples masculina --é o único a ganhar a Olimpíada e todos os Grand Slams. Lindsay Davenport foi ouro na simples feminina, e Mary Joe Fernandez e Gigi Fernandez foram as campeãs nas duplas femininas.
  • Após o basquete em Barcelona, o ciclismo permitiu a entrada dos profissionais em Atlanta, e o espanhol Miguel Induráin, cinco vezes campeão da Volta da França (a mais tradicional e importante do mundo), venceu a prova de estrada contra o relógio.
  • A nadadora norte-americana Amy Van Dyken foi único atleta a ganhar quatro ouros em Atlanta --foi campeã nos 50 m livre, nos 100 m borboleta e nos revezamento 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley. No total, ninguém subiu mais ao pódio que o russo Alexei Nemov (seis).

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]