Esporte
Topo

Modalidades

Hipismo

Incluído pela primeira vez no programa olímpico em 1900, o hipismo é a única modalidade em que homens e mulheres competem juntos, disputando as mesmas medalhas. O esporte é dividido em três competições: saltos, adestramento e CCE.

A prova de saltos é a mais popular e conhecida pelo público brasileiro. Baseada na tradição de caça às raposas, foi disputada pela primeira vez no século XIX, na Irlanda, mas sofreu uma reviravolta graças ao italiano Federico Caprilli, considerado o "pai da montaria moderna".

O adestramento é a competição que prima pela elegância na sintonia entre animal e cavaleiro. As técnicas dessa modalidade foram desenvolvidas como forma de treinamento de cavalos para as guerras e aperfeiçoadas durante o período do Renascimento, quando foi fundada em Nápoles, na Itália, uma academia de montaria.

O CCE (Concurso Completo de Equitação) é uma espécie de triatlo do hipismo, que testa a versatilidade dos cavalos. Em três dias, os conjuntos disputam provas de adestramento, cross-country e saltos.


Medalhistas Brasileiros

Ouro

Ouro

  • Rodrigo Pessoa (saltos individual) (Atenas-2004)

bronze

Bronze

  • Luiz Felipe de Azevedo, André Johannpeter, Álvaro Miranda Neto e Rodrigo Pessoa (saltos por equipe) (Sydney-2000)
  • Álvaro Miranda Neto. André Johannpeter, Luiz Felipe Azevedo, Rodrigo Pessoa (saltos por equipes) (Atlanta-1996)

Programa de Pequim

Adestramento individual
Adestramento por equipes
CCE individual
CCE por equipes
Saltos individual
Saltos por equipes


FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]