Esporte

São Silvestre

29/12/2008

Brasileiros campeões

da Folha Online

Desde a internacionalização da São Silvestre, em 1945, quando alguns dos melhores atletas de longa distância do mundo passaram a disputar a tradicional corrida de rua, o Brasil venceu dez vezes a disputa masculina. Desde 1992, a prova tem sido dominada pelos quenianos, que ganharam dez das 16 edições --cinco com Paul Pergat, o recordista de triunfos.

Criada em 1975, a versão feminina da tradicional corrida só viu cinco brasileiras chegarem ao lugar mais alto do pódio. Três das vitórias aconteceram na atual década --Maria Zeferina Baldaia (2001), Marizete Rezende (2002) e Lucélia Peres (2006). Carmen de Oliveira (1996) e Roseli Machado (1997) foram outras brasileiras a ganhar a prova.

Sebastião Alves Monteiro (1945 e 46)

Campeão nas primeiras duas corridas que tiveram a participação de atletas de outros países, este policial, que corria pelo São Paulo, foi também recordista brasileiro dos 10 mil metros. Na prova de 1945, travou batalha com o uruguaio Oscar Moreira e abrindo vantagem na avenida Tiradentes. Em 46, não teve concorrentes.

José João da Silva (1980 e 85)

O corredor pernambucano triunfou em 1980, pela primeira vez, e pôs fim ao jejum de 34 anos sem vitórias brasileiras nas ruas da cidade. Após um difícil duelo com o português Fernando Mamede, ele só assumiu a liderança na avenida Paulista, incentivado pela torcida. Em 84, perdeu o bi para o português Carlos Lopes, medalha de ouro na Olimpíada de Los Angeles. Mas levaria seu segundo título no ano seguinte (1985).

João da Matta (1983)

Mineiro de Diamantina e sargento da Polícia Militar, o corredor do Atlético-MG foi uma surpresa, já que não figurava entre os favoritos naquele ano. Em 95, já com 42 anos, venceu a corrida na categoria de veteranos.

Ronaldo da Costa (1994)

O mineiro Ronaldinho da Costa, que em 1998 quebraria o recorde mundial da maratona, com a vitória na Maratona de Berlim, impediu o tricampeonato do queniano Simon Chemwoyo, favorito absoluto desse ano, e encerrou o jejum de nove anos sem triunfos de atleta brasileiro.

Carmen de Oliveira (1995)

A fundista brasiliense entrou para a história ao se tornar a primeira brasileira campeã da corrida e chorou muito ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Antes, Carmen tinha sido quatro vezes vice-campeã --1985, 1990, 1992 e 1993.

Roseli Machado (1996)

Sem Carmen de Oliveira, que não participou dessa edição, o Brasil não confiava que pudesse conquistar o bi, em 1996. Mas a paranaense Roseli Machado garantiu a zebra e manteve o título em casa. Ela apresentou um ritmo impressionante e venceu praticamente de ponta a ponta.

Émerson Iser Bem (1997)

O paranaense, ex-lavrador e entregador de leite, é uma das maiores zebras da história da corrida. Ele venceu o queniano Paul Tergat, que se tornaria o maior vencedor da São Silvestre (pentacampeão), num final eletrizante, ultrapassando-o apenas na avenida Paulista.

Maria Zeferina Baldaia (2001)

Ex-bóia-fria e cortadora de cana de Sertãozinho (335 km a noroeste de São Paulo) superou a grande favorita, a queniana Margaret Okayo, recordista da Maratona de Nova York, por 11 segundos, e foi a estrela maior de um pódio que teve brasileiras nas quatro primeiras posições.

Marizete Rezende (2002)

A fundista goiana conseguiu projeção em 2001, quando venceu as maratonas de São Paulo, dos Bandeirantes, de Curitiba e de Santa Catarina. Marizete só passou a se dedicar totalmente ao atletismo aos 23 anos --corria desde os 20 anos.

Marílson Gomes dos Santos (2003 e 2005)

Em 2003, o Brasil não conseguiu repetir a vitória na prova feminina, mas o brasiliense Marílson Gomes devolveu ao país o título entre os homens, o que não acontecia desde 1997, quando Émerson Iser Bem triunfou. Marílson, que havia ganhado duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos-03, superou os favoritos quenianos Robert Cheruiyot, que era o atual campeão corrida, e Martin Lel, ganhador da Maratona de Nova York-03.

Dois anos depois, Marílson conquistou a sua segunda edição da São Silvestre ao vencer o duelo contra o queniano Robert Cheruiyot. Com a vitória, o brasiliense se tornou o primeiro atleta nacional a vencer duas edições da prova desde José João da Silva, que ganhou em 1980 e em 1985.

Lucélia Peres (2006)

Tricampeã da Volta da Pampulha, a atleta mineira tinha como principal objetivo utilizar a São Silvestre como preparação para os Jogos Pan-Americanos-07. Mesmo assim, impôs um ritmo forte e venceu com tranqüilidade a tradicional prova paulistana, que teve outra brasileira, Ednalva da Silva, na segunda colocação.

Franck Caldeira (2006)

Em um ano em que a São Silvestre esteve desfalcada de grandes nomes, coube ao jovem mineiro de 23 anos dar brilho para a prova. Apontado como favorito, Caldeira não decepcionou e abriu larga vantagem para os seus principais adversários: os também brasileiros Clodoaldo Gomes da Silva e Paulo Alves dos Santos, que fecharam uma "trinca" nacional nos primeiros postos da prova.

Livraria da Folha
Para Começar a Praticar Corrida

Para Começar a Praticar Corrida

Comece agora mesmo a praticar corrida. Este livro apresenta seis níveis de treinamento tanto para corredores iniciantes quanto para os que desejam se preparar para uma maratona.

R$27,00

Maratonando

Maratonando

Em relato envolvente e cheio de informação, o jornalista Rodolfo Lucena conta como deixou a vida sedentária para participar de maratonas e ultramaratonas ao redor do mundo.

R$32,00

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]