Esporte

São Silvestre

29/12/2008

Dicas

da Folha Online

- Pessoas que têm problemas de coração devem consultar um médico antes de correr. O coração é um dos órgãos mais sacrificados durante uma corrida longa. Além disso, o percurso tem trechos difíceis, com a subida da Brigadeiro Luís Antônio.

- Procure evitar alimentos gordurosos (carne bovina, suína, ovos, frituras) e bebidas alcoólicas nas horas que antecedem a corrida. Dê preferência para alimentos ricos em carboidratos (massas em geral, arroz, batata), saladas cruas sem muito tempero, frutas (banana-prata, pêra, maçã, mamão, pêssego, nectarina).

- Use roupas leves --opte por tecidos que não retenham o suor, para manter o corpo sempre seco (como CoolMax, Supplex e Dry-fit). O uso de um tênis próprio --evite estrear tênis no dia da prova-- para corrida ajuda a evitar lesões e contusões.

- Antes da largada, faça um aquecimento --inicie os alongamentos 30 minutos antes da prova e depois faça um trote de aquecimento de uns 15 minutos-- para evitar cãibras. Quando a corrida começar, tome cuidado para não cair no meio da multidão.

- Esteja no local da largada no mínimo uma hora antes (às 15h45, para atletas amadores) e fique longe do sol. Procure estar no local da largada da corrida com aproximadamente cinco minutos antecedência.

- Fique atento aos três quilômetros iniciais (descida), trecho que vai da largada até o final da Consolação, para evitar problemas durante o percurso. Não acelere o ritmo neste trecho, pois você terá de poupar energias para as subidas, na parte final da prova.

- Resista aos primeiros indícios de cansaço e mantenha a concentração durante os 15 km. Mas, se o corpo não aguentar mais, não force sua própria natureza --deixe os mais apressados o ultrapassarem--, para evitar possíveis contusões.

- Deve manter o ritmo ao qual está acostumado e se manter hidratado --beba água em todos postos de abastecimento, mesmo que não sinta sede. Se sobrar água, jogue na cabeça. A reposição de líquidos é fundamental para que o corpo suporte o esforço.

- Para enfrentar a temível subida da avenida Brigadeiro Luís Antônio, movimente os braços com mais energia para cima, paralelo ao corpo, para equilibrar o esforço. Após a chegada, diriga-se a um local de menor concentração para se refrescar e se recuperar.
Livraria da Folha
Para Começar a Praticar Corrida

Para Começar a Praticar Corrida

Comece agora mesmo a praticar corrida. Este livro apresenta seis níveis de treinamento tanto para corredores iniciantes quanto para os que desejam se preparar para uma maratona.

R$27,00

Maratonando

Maratonando

Em relato envolvente e cheio de informação, o jornalista Rodolfo Lucena conta como deixou a vida sedentária para participar de maratonas e ultramaratonas ao redor do mundo.

R$32,00

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]