Esporte

São Silvestre

29/12/2008

História

da Folha Online

A Corrida de São Silvestre foi disputada pela primeira vez em 1925, idealizada pelo jornalista Cásper Líbero --inspirado em uma prova noturna que assistira em Paris. No primeiro ano, 48 atletas correram oito km.

As principais características da prova são a largada e chegada na avenida Paulista, as subidas decisivas --primeiro da rua da Consolação (até 1989) e depois na Brigadeiro Luís Antônio-- e ser realizada no último dia do ano. Até a 20ª edição, a prova era disputada só por brasileiros, mas a partir de 1945 assumiu caráter internacional com a participação de atletas de diversos países. Desde então, os estrangeiros têm dominado a corrida.

Eduardo Knapp/Folha Imagem

Vencedores do ano passado se abraçam após linha de chegada

Em 1975, quando a Organização das Nações Unidas instituiu o Ano Internacional da Mulher, foi realizada a primeira edição da prova feminina (vencida pela alemã Christa Valensieck), que começava junto com a masculina, mas com classificação separada.

Diversas modificações foram feitas à estrutura da São Silvestre a partir de 1989, para que ela passasse a integrar o calendário de corridas de rua da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Entre elas, houve a inversão do sentido do trajeto (largada no sentido Paraíso-Consolação), separação das competições masculina e feminina, ampliação do percurso e alteração do horário (da noite para a tarde).

A 84ª edição da Corrida de São Silvestre vai manter o mesmo percurso do ano passado, com 15 km. A largada da prova feminina (para a elite) será às 16h30, em frente ao Masp. Os homens largam às 16h45, no mesmo local.

O queniano Paul Tergat é o maior vencedor da história da prova, com cinco vitórias (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000). O equatoriano Rolando Vera, o belga Gaston Roelants e o colombiano Victor Mora somam quatro.

Após a internacionalização da prova, o Brasil venceu dez vezes a disputa masculina --Sebastião Monteiro (45 e 46), José João da Silva (80 e 85), João da Matta (83), Ronaldo da Costa (94), Émerson Iser Bem (97), Marilson Gomes dos Santos (2003 e 2005) e Franck Caldeira (2006).

Entre as mulheres, o país ganhou cinco vezes --Carmem de Oliveira (95), Roseli Machado (96), Maria Zeferina Baldaia (2001), Marizete Rezende (2002) e Lucélia Peres (2006). A portuguesa Rosa Mota é a recordista de vitórias --seis.
Livraria da Folha
Para Começar a Praticar Corrida

Para Começar a Praticar Corrida

Comece agora mesmo a praticar corrida. Este livro apresenta seis níveis de treinamento tanto para corredores iniciantes quanto para os que desejam se preparar para uma maratona.

R$27,00

Maratonando

Maratonando

Em relato envolvente e cheio de informação, o jornalista Rodolfo Lucena conta como deixou a vida sedentária para participar de maratonas e ultramaratonas ao redor do mundo.

R$32,00

FolhaShop

Digite produto
ou marca

 
[an error occurred while processing this directive]