Esporte

Campeonato Paulista

12/01/2009

História

da Folha Online


COMEÇO

O Paulista teve o seu início em 1902 e foi disputado por cinco clubes que compunham a Liga Paulista de Futebol: São Paulo Athletic, Paulistano, Germânia, Mackenzie e Internacional. Os "ingleses" do São Paulo Athletic foram os primeiros campeões da competição estadual.

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Jogadores corintianos comemoram título do Paulista-2003
Jogadores corintianos comemoram título do Paulista-2003

Em 1913, Paulistano, Mackenzie e Palmeiras fundaram a Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos) e resolveram deixar a Liga devido à inclusão de clubes mais populares, como o Corinthians e o Ypiranga. Mas a divisão durou pouco tempo e, em 1917, as duas ligas foram unificadas.

O campeonato voltou a se dividir em 1926, quando o Paulistano brigou com a Apea e acabou criando a LAF (Liga de Amadores do Futebol). Desta forma, o Estado teve dois campeonatos por mais três anos. Com a extinção da LAF em 1930, o Paulista voltou a ter um único campeão.

A calmaria, no entanto, durou apenas cinco anos, e, em 1935, uma nova divisão aconteceu com a criação de LPF (Liga Paulista de Futebol). No entanto, em 1936, o campeonato da Apea foi extinto, e, desde então, o Estadual se consolidou e não houve mais disputas entre ligas paralelas.

CAMPEÕES

O Corinthians é o maior vencedor da história do Paulista. Apesar do jejum de 23 anos (entre 1954 e 1977), a equipe do Parque São Jorge soma 25 conquistas. A última, em 2003, após vencer o São Paulo nos dois jogos da decisão por 3 a 2.

Atrás do Corinthians, aparece o Palmeiras, atual campeão. O time do Parque Antarctica tem 22 títulos, um a mais do que o São Paulo --o clube do Morumbi, no entanto, venceu também o Supercampeonato Paulista de 2002, competição que reuniu três times oriundos do Torneio Rio-São Paulo e o campeão estadual daquele ano, o Ituano.

A quarta colocação no ranking pertence ao Santos. Vencedor do torneio em duas das três últimas temporadas --em 2006, encerrou o tabu de não vencer Estaduais desde 1984--, o time do litoral acumula 17 troféus.

EM 2008

Robson Ventura/04.mai.2008/Folha Imagem
Jogadores do Palmeiras comemoram fim de tabu e 22º título do clube no Campeonato Paulista
Jogadores do Palmeiras comemoram fim de tabu e 22º título do clube

O técnico Vanderlei Luxemburgo obteve seu terceiro título estadual consecutivo e, de quebra, levou o Palmeiras à primeira conquista paulista desde 1996, quando ele também dirigia a equipe. O time do Parque Antarctica venceu os dois jogos da final da competição: 1 a 0, em Campinas, e 5 a 0, em São Paulo.

O Palmeiras fez ainda o artilheiro do Paulista-2008. Contratado do Atlético-PR, Alex Mineiro marcou 15 vezes e desbancou Adriano, atacante que atuou emprestado pela Inter de Milão no São Paulo do primeiro semestre e que era o favorito ao posto de goleador máximo.

O São Paulo, que se sagraria tricampeão nacional meses mais tarde, parou na semifinal do torneio, eliminado justamente pelo Palmeiras. Corinthians, que ainda lidava com o rebaixamento para a Série B do Brasileiro, e Santos foram eliminados na primeira fase.

Juventus, Rio Preto, Sertãozinho e Rio Claro terminaram o torneio na zona de rebaixamento. Mogi Mirim, Botafogo, Oeste e Santo André ascenderam à Série A-1.

PELÉ: "REI" TAMBÉM DO PAULISTA

Pelé disputou seu primeiro Paulista em 1957 e, em seu jogo de estreia, marcou um gol na vitória de 5 a 3 do Santos sobre o XV de Piracicaba, em 14 de julho daquele ano.

Na temporada seguinte, o "Rei do futebol" foi o artilheiro do campeonato com incríveis 58 gols, recorde que até hoje não foi superado. No mesmo ano, conquistou seu primeiro título do Estadual com uma das campanhas mais impressionantes de toda a história da competição, quando a equipe santista marcou 143 gols.

Na carreira, Pelé foi o artilheiro máximo do Paulista em 11 oportunidades, sendo nove consecutivas. Nenhum outro jogador alcançou tantas glórias no campeonato. No período em que contou com seu maior ídolo, o Santos conquistou dez títulos estaduais --66,7% do total que possui.

FolhaShop

Digite produto
ou marca