Esporte
copadasconfederacoes
03/06/2009

Regulamento

da Folha Online

SELEÇÕES PARTICIPANTES

O torneio conta com oito seleções --África do Sul (país-sede), Brasil (campeão da Copa América-2007), Egito (campeão da Copa da África-2008), Espanha (campeã da Eurocopa-2008), Estados Unidos (campeões da Copa Ouro-2007), Iraque (campeão da Copa da Ásia-2007), Itália (campeã da Copa do Mundo-2006) e Nova Zelândia (campeã da Copa da Oceania-2008).

PRIMEIRA FASE

As oito seleções foram divididas em dois grupos: África do Sul, Espanha, Iraque e Nova Zelândia estão no Grupo A, enquanto Brasil, Egito, Estados Unidos e Itália fazem parte do B. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para as semifinais.

Para efeito de classificação, os critérios são os seguintes:

  1. Maior número de pontos
  2. Maior saldo de gols;
  3. Maior número de gols pró;

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Os seguintes critérios de desempate serão adotados no caso de duas ou mais equipes ficarem em igualdade nos três critérios citados acima:

  1. Confronto direto;
  2. Maior saldo de gols (entre as seleções empatadas);
  3. Maior número de gols pró (entre as seleções empatadas);
  4. Sorteio.

SEMIFINAIS E FINAIS

Nas semifinais, o primeiro do Grupo A enfrenta o segundo colocado do B, enquanto o primeiro do Grupo B encara o segundo do A. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.

A partir das semifinais, em caso de empate no tempo normal, será disputada uma prorrogação de 30 minutos (dois tempos de 15 minutos). Se a igualdade persistir, a definição acontecerá na disputa por pênaltis.

FolhaShop

Digite produto
ou marca