Esporte

Taça Libertadores

13/01/2009

História

da Folha Online


TRADIÇÃO EM JOGO

A Libertadores é o mais importante torneio de clubes da América do Sul. Ela foi criada em 1960 com o objetivo de escolher um representante do continente para a decisão do Mundial interclubes contra o vencedor da Copa dos Campeões da Europa. A final entre os ganhadores das duas competições, no entanto, teve sua última edição em 2004. No ano seguinte, a Fifa realizou a segunda edição de seu Mundial de clubes.

Na primeira edição do torneio sul-americano, o Peñarol foi o campeão, mas depois acabou perdendo a final do Mundial para o Real Madrid, da Espanha. Os uruguaios voltaram a ganhar a Libertadores em 1961 e só foram parados no ano seguinte diante do Santos de Pelé, que começava a fazer história.

Apesar de um time uruguaio ter sido o primeiro a vencer a Libertadores, os argentinos, com 21 títulos, são os maiores ganhadores do torneio. Os clubes do Brasil somam 13 conquistas na competição --o São Paulo é o recordista, com três.

HEGEMONIA DO BOCA

Sergio Moraes/02.jul.2008/Reuters
Capitão da LDU, Urrutia levanta a taça de campeão da Libertadores
Capitão da LDU, Urrutia levanta a taça de campeão da Libertadores

O Boca Juniors, da Argentina, pode até não ser o clube mais vitorioso da história da Libertadores --com seis títulos, fica atrás do Independiente, heptacampeão--, mas é quem domina o futebol sul-americano nesta década.

Desde 2000, o time do temido estádio de La Bombonera já levantou o troféu em quatro oportunidades. Em três dessas campanhas, a equipe tinha o talentoso meio-campista Juan Román Riquelme como maestro.

Em 2007, Riquelme teve, mais uma vez, atuação decisiva no título conquistado pelo Boca Juniors. O meia, contratado por empréstimo do Villarreal-ESP, marcou três dos cinco gols da equipe argentina nos confrontos contra o Grêmio, pela final da competição --3 a 0 e 2 a 0.

No ano passado, a LDU interrompeu a hegemonia do Boca na década e deu o primeiro título do torneio ao Equador. O clube de Quito foi à final diante do Fluminense e se sagrou campeão nos pênaltis, após ser derrotado por 3 a 1 no tempo regulamentar da segunda partida da decisão --havia vencido a primeira por 4 a 2.

BRASIL EM 2009

O Brasil terá cinco representantes na edição 2009 da Libertadores, sendo que quatro deles já conquistaram o título do torneio: São Paulo (1992,1993 e 2005), Grêmio (1983 e 1995), Cruzeiro (1976 e 1997) e Palmeiras (1999).

O único time nacional que participará da competição sem nunca tê-la conquistado é o Sport, campeão da última Copa do Brasil. A equipe pernambucana volta à Libertadores depois de 20 anos de ausência --jogou em 1988.

FolhaShop

Digite produto
ou marca