II - Lançamentos
"Vendedor de idéias", Richard
Bach diz ter medo de ser líder

 
 
 
Divulgação
 
   
  Richard Bach, que lança dois novos livros na Bienal de São Paulo
 

da Folha Online
em São Paulo

O norte-americano Richard Bach, 63, já vendeu mais de 23 milhões de livros em todo o mundo, mas, mesmo assim, diz não se considerar um líder de massas. "Isso me assusta", afirmou à Folha Online. "Sou um líder apenas para mim. É muita responsabilidade liderar muita gente", disse, sorrindo.

Mas o contato com o público o agrada muito. "E isso tem sido maravilhoso aqui na Bienal." Considerado a maior estrela internacional da 16ª Bienal do Livro, ele passou mais de duas horas distribuindo autógrafos e conversando com os leitores brasileiros no estande da editora Record no domingo (30), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Autor de "Fernão Capelo Gaivota" e "Ilusões", entre outras obras de destaque, Bach está lançando dois livros _"Fora de Mim" (Editora Record, 107 páginas, R$ 15) e "Mensagens para sempre" (Vergara & Riba Editoras, 105 páginas, R$ 19,90).

Ele diz ter se surpreendido com o carinho do público brasileiro. "Foi uma grande surpresa", diz, se referindo ao conhecimento que os brasileiros têm de suas obras.

Essa é a primeira vez que o escritor visita a América Latina. Ele elogiou a cidade de São Paulo e o interior do Estado, já que esteve em Sorocaba na manhã de domingo. "Foi incrível", disse. "Esse lugar me deixa emocionado, nunca imaginei encontrar uma diversidade tão grande de idéias."

Imaginação

Para Bach, imaginar é descobrir a solução para todos os problemas do dia-a-dia. Foi seguindo esse raciocínio que escreveu "Fora de Mim", seu mais recente lançamento, que trata das realidades paralelas. "Acredito que vivemos no tempo e espaço determinados por nossa mente, nosso espírito", afirmou. "Se focarmos a Grécia Antiga, lá estaremos. Se imaginarmos Star Wars, lá viveremos."

As idéias de Bach têm influenciado seus cativos leitores. "Viajo muito pelo meu país e sempre as pessoas vêm falar comigo, dizem que concordam com minhas idéias. Isso é muito bom e aproveito para compartilhar e trocar informações com os leitores", afirmou.

Mesmo assim, ele não se considera um líder.

Início

Bach se diz autor por acaso. Segundo ele, fugiu de uma aula de língua inglesa para fazer outra, de redação. "Para fugir de uma classe de língua inglesa, entrei numa aula de redação. Assim, tudo começou", disse.

No Brasil, já foram publicados "Fernão Capelo Gaivota", que vendeu mais de 23 milhões de livros em todo o mundo, "O Dom de Voar", "Fugindo do Ninho", "Ilusões", "Longe é um Lugar que não Existe", "O Paraíso é uma Questão Pessoal", "A Ponte para o Sempre" e "Um".

"Fora de Mim" trata de um tema ligado à vida do escritor, a aviação. Quando jovem, esteve na aeronáutica e formou-se como piloto de caça da Força Aérea Americana. Depois, foi instrutor de vôo, dublê de piloto em cenas aéreas arriscadas, fez transporte de passageiros e carga, pulou de pára-quedas, pilotou hidroplanos, planadores e praticou aeromodelismo.

Entre uma aventura e outra, escreveu livros técnicos sobre aviação. Pai de seis filhos e ex-professor de filosofia de vôo na Embry-Riddle Aeronautical Universty, Richard Bach lançou ainda um jornal sobre o assunto. Das notas de sua coluna semanal no jornal, tirou informações para o livro "Ilusões", outro sucesso de público e crítica.

Bach ainda teve uma experiência na literatura infantil, com "Longe é um Lugar que não Existe", publicado em 1979, que liderou a lista dos mais vendidos durante várias semanas.

"Mensagens para sempre" é uma coletânea de mensagens e pensamentos do autor.


Veja como é "Fora de Mim", o mais novo livro de Richard Bach:

Em seu novo romance, Richard Bach decola em uma aventura que ultrapassa as fronteiras do tempo e penetra no vasto mundo da imaginação. A viagem começa quando ele está remodelando seu avião. Desenhos perfeitos _simples e práticos_ parecem surgir do nada em sua mente.

Mas quando uma dessas imagens surge acompanhada por uma mulher intrigante, ele decide descobrir a origem das estranhas visões. Sua busca o leva a um destino inusitado e impressionante: um universo paralelo, onde um fabricante inglês de aviões resolve problemas para aviadores encrencados. Lá, Bach, conhece Derek Hawthorne, seu guia, e uma jovem designer de aviões, Laura Bristol.

(André Tarchiani Savazoni)


 


 
 

Para Nélida Piñon, país passa por "fase de grande empobrecimento"

"Sou uma escritora muito insatisfeita", diz Lygia Fagundes Telles

Zélia Gattai fala da imigração italiana em novo livro

Duas editoras despertam interesse pelo e-book

Marcelinho Carioca lança livro sobre carreira e ensina futebol

Ruth Rocha lança odisséia de Homero para crianças

Pacto de Sangue pode confundir criança com sua linguagem

"Campeonato" de piadas estará entre os lançamentos

Contos terão o maior lançamento literário em São Paulo

Bienal 2000 traz romances para todos os gostos

Livros para crianças vão de Ulisses ao novo espião Harry Porter

João Cabral será lido, discutido e ouvido na Bienal

Tema "500 Anos" tem até livro de auto-ajuda

Milton Santos e Hobsbawn discutem a globalização em ensaios

Estande das universitárias terá 36 editoras e será o 2º maior da Bienal

Os bastidores da Bienal


Guia é referência de rock para iniciantes

Leia crítica do "Guia de Rock"


 

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.