|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
OS ANOS POP
Produção cultural do período é a inspiração
ESPECIAL PARA A FOLHA
O espírito pop está de volta ou
nunca saiu de cena, desde os anos
60? É a discussão do momento,
pano de fundo da exposição "Les
Années Pop", patrocinada pela
Gucci no Centro Georges Pompidou de Paris.
Estratégias de marketing à parte
(ligação definitiva entre os mercados da arte e da moda, revalorização de um período que interessa
diretamente ao Grupo Gucci, desde a aquisição da Yves Saint Laurent), parece cada vez mais claro
que jovens criadores e artistas das
mais diversas áreas continuam
atualizando boa parte da "atitude
pop" diante da criação: apropriação de objetos-ícones da sociedade de consumo, utilização de técnicas de reprodução, duplicatas
de documentos e imagens difundidos pela mídia, uso de cores
violentas e de temas populares...
Se pensarmos em alguns expoentes da arte e da moda dos
anos 90 (Jeff Koons, Damien Hirst
e seu restaurante-farmácia, John
Galliano, Viktor & Rolf), o paralelo é inevitável, embora, para os
críticos, falte aos modernos de hoje um ingrediente definitivo do
pop em si: o olhar crítico sobre o
mundo.
Para reatualizar as suas referências, passeie pelas gôndolas de latarias do seu supermercado preferido, ouça Velvet Underground,
grupo-síntese da música pop de
vanguarda formado no final de
1965, mais uma das invenções do
multimídia Warhol e de sua fábrica de criatividade, a Factory.
Dê preferência ao disco "The
Velvet Underground and Nico", o
da banana na capa, de 1967, com a
participação da deliciosa atriz e
cantora alemã Nico e sua voz intimista mas intensa.
E lembre-se: o pop é fun, é performance, happening. É uma relação de amor e ódio com os EUA
e sua bandeira, é a Swinging London e são os psicodélicos Beatles
de "Sgt. Pepper's", tudo isso numa grande assemblage que hoje
chamamos de mix -o pop já era
pós-moderno (ou o pós-moderno
não passa de pop remasterizado?).
(DARIO CALDAS)
Veja galeria de imagens
Texto Anterior: Big bang criativo Próximo Texto: Paris é pop Índice
|