BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Esporte > Campeonato Brasileiro
BUSCA
 
 Copa João Havelange
Ormuzd Alves/Folha Imagem
O atacante Romário comemora a conquista da Copa JH pelo Vasco

Impossibilitada por uma ação da modesto time do Gama-DF na Justiça comum, a CBF foi obrigada a abrir mão da organização do Campeonato Brasileiro de 2000.

Após uma longa batalha jurídica, o time do Distrito Federal garantiu sua inclusão na primeira divisão do Brasileiro.

Sem saída, a entidade que controla o futebol no Brasil entregou ao Clube dos 13 a responsabilidade de realizar o Nacional.

Foi criada, então, a Copa João Havelange, campeonato esdrúxulo que reuniu 116 times de três divisões em um único torneio. A criação da Copa JH foi inútil, já que o Gama conseguiria nova liminar que o incluía na elite também deste torneio.

O início desastroso foi condizente com o final do torneio. O São Caetano, time que disputou o Módulo Amarelo (equivalente à segunda divisão), passou à fase final, derrotou Fluminense, Palmeiras e Grêmio e chegou à final contra o Vasco.

Acabou derrotado, mas conquistou no “tapetão” uma vaga na primeira divisão para o Brasileiro-2001, que volta às mãos da CBF.

 Campeonato Brasileiro
Folha Imagem
Edmundo, do Vasco disputa lance com Augusto, da Lusa, em 1997

Para substituir o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, foi criado o Campeonato Brasileiro em 1971. O primeiro campeão do novo torneio nacional foi o Atlético-MG, comandado pelo técnico Telê Santana.

Com a criação de entidades especializadas para cada esporte, em setembro de 79, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) transformou-se na entidade específica do futebol com o nome de Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em 87, o Clube dos 13 criou a Copa União, que foi vencida pelo Flamengo. Na ocasião, a CBF não reconheceu o título _embora os flamenguistas se rotulem campeões_ e indicou o Sport Recife, que venceu o Módulo Amarelo (segunda divisão), para a Taça Libertadores da América.

Oficialmente, Flamengo e Palmeiras são os maiores vencedores do Campeonato Brasileiro; as duas equipes conquistaram o torneio quatro vezes. Em seguida, com três títulos, vem o Vasco (vencedor também da Copa João Havelange, organizada pelo Clube dos 13), Corinthians, São Paulo e Inter-RS.

O maior artilheiro da história do Brasileiro é Edmundo, que marcou 29 gols, pelo Vasco, na campanha do título em 97.

 Torneio Roberto Gomes Pedrosa
Folha Imagem
O dirigente Roberto Gomes Pedrosa, que foi presidente da FPF

Considerado o embrião do Campeonato Brasileiro, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”, foi criado em 1967. Nas quatro edições, o campeão foi conhecido em quadrangulares, não havendo final.

O Palmeiras, que em 67 venceu também a Taça Brasil, foi o primeiro seu campeão, após vencer o Grêmio por 2 a 1 na última rodada do quadrangular. O Inter-RS terminou em segundo.

No ano seguinte, o Santos conquistou o torneio e o Inter-RS, mais uma vez, ficou com o vice-campeonato.

Em 69, com a extinção da Taça Brasil, o “Robertão” passou a ser a única competição de âmbito nacional. O Palmeiras sagrou-se campeão, batendo o Botafogo por 3 a 1 no último jogo.

A última edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi em 70, com o Fluminense vencendo o primeiro campeonato nacional de sua história com o empate de 1 a 1 com o Atlético-MG.

No ano seguinte, foi criado o Campeonato Brasileiro.

 Taça Brasil
Folha Imagem
Tostão (8), do Cruzeiro, encara defesa do Fluminense em 1966

No final da década de 50, a maioria dos países sul-americanos já tinha um campeonato de âmbito nacional. No Brasil, a competição que mais se aproximava disso era o Torneio Rio-São Paulo, que reunia os principais times dos dois estados.

Com o fortalecimento dos clubes em outras regiões do país e a criação da Taça Libertadores da América, em 1960, o Brasil precisava escolher um representante para disputá-la.

Por esse motivo, em 59 foi criada a Taça Brasil, substituída posteriormente pela Taça Roberto Gomes Pedrosa (ou Taça de Prata), o primeiro torneio disputado no país que contava com a participação de clubes da maioria dos estados.

O Bahia foi a primeira equipe a vencer o campeonato e representar o Brasil na competição sul-americana_ o time baiano foi eliminado logo na primeira partida pelo San Lorenzo, da Argentina. No ano seguinte, o Palmeiras derrotou o Fortaleza na final da Taça Brasil e foi vice-campeão da Libertadores.

Após o título do Palmeiras, o Santos da “era Pelé”, bicampeão Mundial interclubes, foi pentacampeão nacional. Em 66, o título ficou pela primeira vez com um time de Minas Gerais _o Cruzeiro venceu o Santos na final.

O Palmeiras foi bicampeão em 67, ano em que também venceu a primeira edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Em 68, o Botafogo foi o último campeão da Taça Brasil.

 
 
 Campeonato Brasileiro
Artilheiros
Calendário
Campeões
Classificação
Clubes
Curiosidades
Divirta-se
Fase final
História
Regulamento

Notícias   

17/04/2003

00h20 Estatuto não cita em nenhum momento a palavra "futebol"

00h19 Estatuto do Torcedor preocupa modalidades olímpicas

00h15 Las Vegas assiste ao adeus de Baloubet du Rouet

00h12 Corinthians descarta empréstimo de Allann Delon

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página