BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Esporte > Copa Mercosul
BUSCA
 

2000   1999   1998
 2000
Equipe vascaína posa para foto, após vencer de virada o Palmeiras por 4 a 3, no Parque Antarctica. O time paulista esteve vencendo por 3 a 0

Virada histórica dá título ao Vasco

A supremacia do Brasil na Copa Mercosul continuou em 2000. Cinco clubes do país (Vasco, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Atlético-MG) se classificaram para as quartas-de-final.

Como na edição anterior, Palmeiras e Cruzeiro voltaram a se encontrar nas quartas-de-final. E novamente a equipe paulista levou a melhor, eliminando o time mineiro com duas vitórias _3 a 2, em São Paulo, e 2 a 1, em Belo Horizonte.

Outros dois clubes brasileiros _Vasco e Atlético-MG_ também asseguraram a classificação. O único revés foi a eliminação do Flamengo, atual campeão da competição, pelo River Plate. A equipe argentina enfrentou o Vasco nas semifinais.

Numa grande apresentação, a equipe de São Januário impôs uma goleada de 4 a 1 nos rivais argentinos, em pleno estádio Monumental de Nuñez, e ficou muito próxima da vaga. Na partida de volta, os vascaínos fizeram 1 a 0 e chegaram à final.

Na outra semifinal, no duelo entre brasileiros, o Palmeiras também praticamente garantiu sua classificação no primeiro jogo, ao golear o Atlético-MG por 4 a 1, no Parque Antarctica. Na partida de volta, os mineiros venceram por 2 a 0, mas não foi suficiente.

Na decisão, o Vasco começou em vantagem. Derrotou o Palmeiras por 2 a 0, no Rio, com gols de Juninho e Romário. Mas, na partida de volta, o time paulista venceu por 1 a 0 e levou a decisão para um terceiro jogo.

No confronto final, o Palmeiras começou arrasador e terminou o primeiro tempo vencendo por 3 a 0. Mas na etapa final, o que parecia impossível aconteceu. Com três gols de Romário e um de Juninho Paulista, o Vasco virou para 4 a 3 e garantiu o título inédito da competição sul-americana.

 1999
Equipe flamenguista posa para foto no primeiro jogo da final da Mercosul, quando ganhou por 4 a 3. Um empate na partida de volta garantiu o título

Flamengo impede bi do Palmeiras

O futebol brasileiro também dominou a segunda edição da competição sul-americana. Dos sete representantes do país, quatro _Palmeiras, Flamengo, Corinthians e Cruzeiro_ se classificaram às quartas-de-final.

O único duelo caseiro foi entre Palmeiras e Cruzeiro. Com uma estrondosa goleada de 7 a 3 no primeiro jogo, em São Paulo, a equipe paulista praticamente assegurou vaga nas semifinais _o Cruzeiro venceu o jogo de volta por 2 a 0.

O Flamengo, que na primeira fase havia se classificado com um dos melhores segundos colocados, também obteve vaga nas semifinais. O time carioca eliminou o Independiente, com uma goleada por 4 a 0, no Rio, e empate em 1 a 1, na Argentina.

Nas semifinais, o Palmeiras enfrentou o San Lorenzo, que havia eliminado na fase anterior o arqui-rival Corinthians. Os palmeirenses perderam o primeiro jogo por 1 a 0, mas venceram a partida de volta por 3 a 0, no Parque Antarctica, e asseguraram uma vaga na decisão.

Já o Flamengo bateu o Olimpia por 3 a 0, no Maracanã, no jogo de ida, e mesmo perdendo por 3 a 2, em Assunção, também chegou à final, proporcionando pelo segundo ano uma decisão brasileira na Mercosul.

No primeiro confronto da final, o Flamengo venceu por 4 a 3, de virada, com os dois últimos gols marcados por Caio, aos 28min, e Reinaldo, aos 37min, ambos no segundo tempo.

Na partida de volta, o Palmeiras chegou a estar ganhando por 3 a 2. Mas o atacante Lê, que havia entrado no final do segundo tempo, marcou o gol de empate e pôs fim ao sonho do bicampeonato da equipe paulista.

 1998
Equipe palmeirense posa para foto no jogo decisivo contra o Cruzeiro. O time paulista ganhou por 1 a 0 e conquistou a 1ª edição da Mercosul

Palmeiras vence a primeira edição

O Palmeiras fez uma campanha irrepreensível na primeira edição da Copa Mercosul. A equipe treinada pelo atual técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento.

Na fase inicial, o time paulista venceu os dois duelos contra Nacional, Independiente e Universidad de Chile. O Palmeiras marcou 16 gols e sofreu apenas três, terminando com o dobro de pontos do segundo colocado, o Nacional.

Nas quartas-de-final, a equipe de Scolari pegou o Boca Juniors e não encontrou problemas para alcançar às semifinais. Venceu o time argentino por 3 a 1, no Parque Antarctica, e arrancou um empate em 1 a 1, no estádio La Bombonera.

E nas semifinais, o Palmeiras bateu duas vezes o Olimpia _2 a 0, em São Paulo, e 1 a 0, em Assunção_, e chegou à decisão contra o Cruzeiro, que havia eliminado o San Lorenzo (ARG).

No confronto final, os palmeirenses sofreram o primeiro revés na competição, ao perderem por 2 a 1, em Belo Horizonte. No jogo de volta, no entanto, a equipe paulista devolveu a derrota e ganhou por 3 a 1, provocando a disputa de uma terceira partida.

Jogando novamente em casa, o Palmeiras alcançou o título da primeira edição da Copa Mercosul com uma vitória por 1 a 0, gol do lateral paraguaio Arce.

 
 
 Copa Mercosul
Fase final
Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Artilheiros
Regulamento
Campeões
Curiosidades
História
Desempenho 1998-2000
Grupos de discussão
Enquete

Notícias   

17/04/2003

00h20 Estatuto não cita em nenhum momento a palavra "futebol"

00h19 Estatuto do Torcedor preocupa modalidades olímpicas

00h15 Las Vegas assiste ao adeus de Baloubet du Rouet

00h12 Corinthians descarta empréstimo de Allann Delon

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página