BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  
  Folha Online > Esporte > São Silvestre
BUSCA


A Corrida de São Silvestre foi disputada pela primeira vez em 1925, idealizada pelo jornalista Cásper Líbero _inspirado em uma prova noturna que assitira em Paris _no primeiro ano, 48 atletas correram 8 km.

As principais características da São Silvestre desde seu início são a largada e chegada na avenida Paulista, as subidas decisivas _primeiro da rua da Consolação (até 1989) e depois da avenida Brigadeiro Luís Antônio_ e ser realizada no último dia do ano.

Até a 20ª edição, a prova foi disputada apenas por brasileiros, mas a partir de 1945 assumiu caráter internacional com a participação de atletas de diversos países.

Em 1975, ano em que a ONU (Organização das Nações Unidas) homenageou as mulheres com o Ano Internacional da Mulher, a organização instituiu a primeira prova feminina, que começava junto com a masculina, mas com classificação separada.

Diversas modificações foram feitas à estrutura da São Silvestre a partir de 1989, para que ela passasse a integrar o calendário de corridas de rua da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).

Entre elas, houve a inversão do sentido do trajeto _com largada no sentido Paraíso-Consolação_, separação das competições masculina e feminina, ampliação do percurso e alteração do horário da prova _que deixou de ser na noite de 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro.

A 77ª edição da Corrida de São Silvestre vai manter os mesmos horários e percursos do ano passado, com 15 km de extensão. A largada da prova feminina será às 15h15, em frente ao Masp. Os homens largam às 17h, no mesmo local.

Após a saída, os participantes seguem em direção à rua da Consolação. Descendo para o Centro da capital paulista, eles passam pela praça Roosevelt, avenida Ipiranga, avenida São João, elevado Costa e Silva, rua Marta, alameda Olga, largo Péricles, rua Margarida, avenida Pacaembu, rua Luzitânia, avenida Rudge, avenida Rio Branco, largo do Paissandu, rua Conselheiro Crispiniano, viaduto do Chá, largo São Francisco e finalmente chegam à avenida Brigadeiro Luiz Antônio, por onde voltam à Paulista e cruzam a linha de chegada.

  São Silvestre
  Brasileiros  
  Campeões  
  Classificação "f"  
  Classificação "m"  
  Dicas  
  Favoritos  
  História  
  Percurso  
  Serviço  
  Trânsito  
  São Silvestre-2000  

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.