BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
 
  Folha Online > Esporte > Campeonato Paulista
BUSCA
 
E. Knapp-18jun00/Folha Imagem
Jogadores do São Paulo levantam a taça de campeão de 2000, após bater o Santos na final


História


O Campeonato Paulista completa 99 anos de existência como o mais competitivo dos torneios estaduais do país. Ao longo do século, a história do Paulista foi marcada por sucessivas mudanças no regulamento e na forma de disputa.

A primeira edição do Paulista foi disputada de maio a outubro de 1902 por cinco clubes, que compunham a LPF (Liga Paulista de Futebol). Os ingleses do São Paulo Athletic levantaram a primeira taça, derrotando o Paulistano na final.

Em 1913, os clubes de São Paulo se dividiram e foi fundada a Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos), que seria responsável pela organização de um campeonato mais elitista, paralelo à LPF.

No entanto a divisão entre os clubes da elite e os mais populares da capital durou apenas três anos. Na edição de 1916, o campeonato da LPF foi interrompido e as duas ligas acabaram unificadas.

Assim transcorreu durante dez anos, até que, em 1926, o Paulistano rompeu com a Apea e decidiu criar uma nova liga de futebol, denominada LAF (Liga de Amadores de Futebol). Novamente, por mais três anos, o futebol paulista teve dois campeonatos estaduais.

A LAF se desintegrou em 1930, mas cinco anos mais tarde o torneio estadual sofreu uma nova cisão. Em 1935, foi fundada uma nova LPF (Liga Paulista de Futebol), aderida pela maioria dos clubes, e a competição organizada pela Apea, teria sua última edição.

Na década de 40, o “trio de ferro” da capital _formado por Palmeiras, Corinthians e São Paulo_ dominou o Campeonato Paulista. Somente em 1955, o Santos quebrou um jejum de 20 anos, conquistou a segunda taça de sua história e quebrou a hegemonia dos rivais.

Três anos depois, o time da Vila Belmiro, comandado por Pelé _que marcou 58 gols, uma marca vigente até os dias atuais_, faria uma das campanhas mais impressionantes da história e despontaria como uma das potências do futebol paulista, ao lado de Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

Nas décadas seguintes, outros clubes _boa parte do interior de São Paulo_ também se destacaram e novos ídolos surgiram no cenário da competição estadual mais importante do país.

A Inter de Limeira foi o primeiro time do interior do Estado a conquistar o título paulista, em 1986. A façanha foi repetida pelo Bragantino _comandado pelo técnico Wanderley Luxemburgo_, em 1990, derrotando outra equipe do interior, o Novorizontino. O confronto ficou conhecido como a primeira “final caipira” do Paulista.

A década de 90 foi marcada pelo auge dos três grandes clubes da capital. A edição de 1992 consagrou o São Paulo, então comandado pelo técnico Telê Santana, que viveu uma das melhores fases de sua história. Nesse ano, o time do Morumbi foi campeão Mundial interclubes, façanha que repetiu em 93.

Em 1993, o Palmeiras inaugurou uma nova fase no futebol brasileiro. A equipe do Parque Antarctica foi a precursora da gestão clube-empresa, quando firmou parceria com a multinacional Parmalat.

A parceria _que só foi encerrada no final do ano passado_ rendeu títulos importantes ao Palmeiras, como o Paulista de 1993, que marcou o fim de um jejum de 16 anos, e a Taça Libertadores da América em 98. Em 1996, comandado por Wanderley Luxemburgo, o time do Parque Antarctica chegou a marcar mais de cem gols.

O Corinthians também encerrou a década com façanhas. O time campeão paulista de 99, liderado por Marcelinho, Rincón, Edílson e Ricardinho, conquistou a primeira edição do Mundial de clubes da Fifa, no ano seguinte.

O time do Parque São Jorge é o maior recordista de títulos estaduais, com 23, seguido pelo Palmeiras, com 22, e pelo São Paulo, com 20.

Este ano, além dos quatro "grandes" do Estado (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos) e dos tradicionais Guarani, Lusa e Ponte Preta, a presença do São Caetano _atual vice-campeão nacional_ na elite deve tornar a disputa pelo título ainda mais acirrada.
 
 
 Campeonato Paulista
Calendário
Classificação
Artilheiros
Regulamento
Campeões
História
Grupos de discussão
Enquete
Links

Notícias  

17/04/2003

00h20 Estatuto não cita em nenhum momento a palavra "futebol"

00h19 Estatuto do Torcedor preocupa modalidades olímpicas

00h15 Las Vegas assiste ao adeus de Baloubet du Rouet

00h12 Corinthians descarta empréstimo de Allann Delon

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página