Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Fórmula 1

O campeonato mundial da principal categoria do automobilismo se encerra com o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Gilmar Nery (18) 05/01/2010 15h47
Gilmar Nery (18) 05/01/2010 15h47
Kamui, Shumi,Massa,B.Senna... este ano vai valer a pena acordar mais cedo... a minha torcida este ano vai ser por ultrapassagens e ousadia, coisa que esses caras que citei sabem fazer muito bem... 1 opinião
avalie fechar
Walter Ferrari (5) 05/01/2010 14h42
Walter Ferrari (5) 05/01/2010 14h42
Não, não estamos desqualificando nenhum piloto brasileiro, apenas não somos ufanistas!!!
É uma discussão sem sentido ficar tentando provar quem é melhor, Senna ou Schumi, embora o resultado da pesquisa em algumas revistas americanas e europeias apontem Schumacher, mas enfm, isso não importa.
Pessoal, a fórmula 1 mudou faz tempo, ou se acostumam com ela ou a esquecam, pois saudosismo é bom, mas é preciso olhar para o presente e assim, Schumacher é um EXCELENTE piloto. A história já mostra isso, sua trajetória e as primeiras corridas quando tinha Senna e Prost ao seu lado. O próprio Senna reconheceu o grande talento do alemão ao dizer que "esse veio para ficar e dar trabalho". Quanto aos que insistem chamá-lo de "Dick Vigarista", procurem lembrar de algumas atitudes de Senna, Prost, Mansell, os quais já tiveram muitas atitudes extremamente duvidosas. Ah, outra coisa, Schumacher quando começou a ganhar e mostrar sua capacidade nem carro bom ele tinha e a Ferrari só se tornou o que era entre 2000 e 2004 graças a toda a equipe, é claro, mas principalmente aos acertos e a ousadia de Schumacher. Bom, é isso, não podemos ter memória fraca e ficar julgando apenas no hoje!!!
8 opiniões
avalie fechar
adriano santos (89) 05/01/2010 11h03
adriano santos (89) 05/01/2010 11h03
"O melhor de todos os tempos"....é uma expressão forte...a eleição já foi feita por gente que entende do assunto e deu "Senna". Ele foi alem da equipe.
O Shumi é um bom piloto ? sem dúvidas...só que: sentado num bom carro, como 1º piloto, dentro de uma boa equipe. O Alonso tentou ser rebelde como o Senna....foi escurraçado da Mclaren.
A F1 mudou, a parceria Equipe/piloto e uma reserva de mercado para pilotos europeus ,vejam os talentosos campeões:
Nigel Mansell
Damon Hill
Kimi Raikkonen
Jason Button
Ficamos aqui desqualificando nossos pilotos, numa F1 feita para pilotos Europeus.
2 opiniões
avalie fechar
Walter Ferrari (5) 05/01/2010 01h15
Walter Ferrari (5) 05/01/2010 01h15
Que venha Schumi em 2010... o melhor piloto de todos os tempos!!! Em relação as viúvas de Senna, só um conselho, lembram da classificação de pilotos em 1992, pois é, Schumacher em seu segundo ano terminou a Temporada em 3º lugar (Senna em 4º). Isso prova que ele é melhor que o Senna? Claro que não, mas prova que é da mesma geração de Senna e já corria muito naquela época e outra, ainda se adaptou perfeitamente as modernidades da Fórmula 1. Caros, podem falar o que quiserem...hehe...mas Schumi é o melhor de todos os tempos!!! 11 opiniões
avalie fechar
adriano santos (89) 04/01/2010 19h50
adriano santos (89) 04/01/2010 19h50
Pois é Augusto, o Ross é muito hábil na interpretação do regulamento. A esperteza dele vem desde os tempos da Benetton. O auge foi na Ferrari. Eles estão com uma carta na manga. Espero que as equipes não demorem para reagir, como em 2009. sem opinião
avalie fechar
Augusto Martins (19) 04/01/2010 13h48
Augusto Martins (19) 04/01/2010 13h48
Na boa, eu acho que o Alemão só não voltou mesmo por causa das dores no pescoço, pô, olha o tremendo tombo de moto que o cara levou! As dores sumiram agora? Provável, pois já tem quase um ano o acidente e ele devia estar se preparando para uma eventual volta. Quanto à carroça da Ferrari nesse ano, eu acho que foi culpa do KERS. Eles quiseram encaixar o KERS no carro e isso é muito errado. Ou se faz um carro para o KERS ou não se coloca o KERS, a Ferrari quis pegar um projeto já pronto e adicionar o KERS. Outro ponto que desbalanceou o campeonato foi o Difusor Duplo. Na Brawn funcionou maravilhosamente bem porque o Ross desenhou um carro com DD, enquanto que no meio do campeonato todos quiseram colocar um DD nos carros já pronto, os únicos bem sucedidos com isso foram a RBR, que tinha um projeto com DD, que foi vetado pela FIA, e a McLaren que aos trancos e barrancos conseguiu arrumar o carro no final da temporada. Ainda assim, concordo com você, Adriano, que pode ser muito otimismo meu, mas ao ver esse final de campeonato em que as equipes estavam bem equilibradas eu acho que pode ser sim uma possibilidade não muito pequena que daqui a 3 anos teremos muitos carros parecidos. Isto é, se as regras na construção dos carros não mudarem drásticamente e se cobrirem todos os furos, como por exemplo o de DD. 2 opiniões
avalie fechar
adriano santos (89) 04/01/2010 12h28
adriano santos (89) 04/01/2010 12h28
Prezado Augusto,
Não compartilho do seu grande otimismo. Basta observarmos a mudança de postura do Schumi. Não quiz pilotar a Ferrari, substituindo o Massa. Sabia da pedreira que seria, e que seu prestígio de "grande piloto"(com aspa) seria colocado em check. A misteriosa dor no pescoço, por um passe de mágica, desaparece e ele volta na Mercedes. O Ross e seu pupilo favorito. É muita grana envolvida. Poderia pelo menos uma vez dar errado.
sem opinião
avalie fechar
Augusto Martins (19) 04/01/2010 09h18
Augusto Martins (19) 04/01/2010 09h18
Devido à algumas mudanças de regulamento a curva de inovação para os carros da F1 está ficando cada vez mais estável, ou seja, fora algumas sacadas brilhantes em termos de engenharia e furos nas regras, todos o carros estão tendendo a ficar mais parecidos, se continuar do jeito que está em uns 2 ou 3 anos teremos pelo menos 6 equipes em condições IGUAIS de briga pelo título, independente do dinheiro que elas tiverem, assim os pilotos voltarão a fazer a diferença, assim como a importância de inovação e de idéias mirabolantes para o melhor uso da tecnologia disponível. Hoje temos 4 equipes em condições iguais, minha aposta para esse ano é a Red Bull Racing, acho que agora a maior vantagem da Brawn acabou, que era o difusor duplo, a menos que o gênio Ross Brawn tenha se superado novamente, acho que vai difícil ele superar o Adrian Newey esse ano. sem opinião
avalie fechar
ESTE JENSUN PRA MIM É A MAIOR "FARSA" QUE A F1 JÁ CRIOU!!!! ELE QUE APROVEITE BEM ESTE ANO, POIS SERÁ O ÚLTIMO QUE ELE ESTARÁ NA MÍDIA, POIS AO LADO DAQUELE MALA DO HAMILTON, ELE NÃO PASSARÁ DE CODJUVANTE, SÓ ISSO!!!! DEPOIS O OSTRACISMO!!!!! sem opinião
avalie fechar
Oliver Oiveira (66) 02/01/2010 11h41
Oliver Oiveira (66) 02/01/2010 11h41
para temporada de 2010 a FIA promoveu alteracoes justamente para que a qualidade dos pilotos volte a ter maior peso nos resultados . Alguem ai acredita que vao dar moleza ao alemao ??? sem opinião
avalie fechar
Sergio Brasil (99) 01/01/2010 19h32
Sergio Brasil (99) 01/01/2010 19h32
Concordo inteiramente com o comentário do sr. adriano santos. Hoje é 90% máquina e 10% piloto. Na época do Senna ele cogitou abandonar a F1 para ir para a Indy justamente por esse motivo, tudo estava ficando automático, nada mais dependioa do piloto. Já naquela altura a F1 já estava mudando para o que temos hoje. 2 opiniões
avalie fechar
adriano santos (89) 30/12/2009 17h08
adriano santos (89) 30/12/2009 17h08
Na F1 tivemos grandes retornos....Lauda, Proust... na época do grande piloto e seu carro...hoje as grandes vedetes são as máquinas. Piloto é só um acessório. 2 opiniões
avalie fechar
Amigo de Floripa (2) 25/12/2009 20h11
Amigo de Floripa (2) 25/12/2009 20h11
Este comite de funcionários está plagiando a CUT. Especialista incansável em encher o saco das empresas. 3 opiniões
avalie fechar
samile santos (1) 25/12/2009 11h52
samile santos (1) 25/12/2009 11h52
Esse é um pt interessante, a imagem de Schumacher é associada a lucro, tê-lo nas pistas pode dar retorno a uma categoria q viu mts problemas crescerem por causa da crise financeira(equipes se retirando, circuitos correndo o risco de saírem do calendário por falta de dinheiro,etc),acho sim o talento dele indiscutível, mas qt ao favoritismo:não acham mt coincidência logo nessa temporada essa mudança no sistema de pts?como disse ecclestone,"esqueça o assunto vencer corridas";com um campeonato no qual mts bons pilotos podem ter grandes chances, vamos ver até onde a FIA iria para manter a aposta no alemão e continuar garantindo um recorde de público atrás do outro em cada GP,(contando fervorosamente com a empolgação da galera que comprou os ingressos da corrida antes mesmo de ter certeza q ele voltaria a correr de fato); e o "lucro certo" (?) da presença do heptacampeão...ver algo parecido com "o caso Cingapura"com um "novo personagem" pode ajudar a consolidar as desconfianças da isenção da FIA nesses sete títulos dele... 2 opiniões
avalie fechar
Victor Jr (10) 25/12/2009 10h55
Victor Jr (10) 25/12/2009 10h55
Tomara que com a volta do alemão, volte tbm as boas temporadas em que este protagonizava, diferente dessa ultima entediante temporada. Só espero que a f1 não fique sendo só uma competição onde os carros prevalecem sobre seus pilotos. 4 opiniões
avalie fechar
Angelo Maximo (1) 24/12/2009 12h29
Angelo Maximo (1) 24/12/2009 12h29
Saudades do Senna, o melhor dos melhores. 12 opiniões
avalie fechar
Fred . (48) 23/12/2009 19h18
Fred . (48) 23/12/2009 19h18
O Rubens antes andava sempre atras do alemão..agora vai andar atras de 3 alemães:Vetell, Schummy e Rosberg hahaha e talvez do Glock tambem 19 opiniões
avalie fechar
Fred . (48) 23/12/2009 18h55
Fred . (48) 23/12/2009 18h55
Estranho essa volta do Schummy!??De grana ele não precisa.
Tem coisa aí :/
12 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3067) 23/12/2009 15h51
Antonio Fouto Dias (3067) 23/12/2009 15h51
Creio que com o retorno de Schumacher às pistas, dárá maior competitividade à F1, entretanto julgo serem necessárias várias etapas até que ele esteja realmente em condições, pois quando tentou substituir Massa, sentiu dores no pescoço.
Ele está fora de forma e dependerá de um tempo para recuperação física, apesar de que esses fatos não minimizam seu potencial e que dará vida nova às corridas, que realmente necessitava de alguém que pudesse fazer a diferença, já que sem ele tudo fica muito igual.
6 opiniões
avalie fechar
Alexandre Prodóssimo Sohn (8) 23/12/2009 15h07
Alexandre Prodóssimo Sohn (8) 23/12/2009 15h07
Se antes do Schumacher voltar, o Rubinho, herói dos injustiçados, não seria campeão, agora não vai conquistar nem o terceiro lugar! 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2049)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página