Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2006 - 17h59

Gilberto mantém tradição brasileira de laterais "goleadores" em Copas

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

A seleção brasileira manteve na goleada por 4 a 1 sobre o Japão, nesta quinta-feira, em Dortmund, a tradição de contar com laterais "goleadores" em Copas do Mundo. Hoje, o lateral-esquerdo Gilberto fez o terceiro gol do Brasil na partida.

O primeiro lateral do país a fazer um tento em Mundiais foi Djalma Santos, que anotou na derrota para a Hungria por 4 a 2, nas quartas-de-final da Copa de 1954, na Suíça.

Em 1958, ano do primeiro título, Nílton Santos fez um dos tentos da equipe na vitória na estréia contra a Áustria por 3 a 0. Em 1970, ano do tricampeonato, Carlos Alberto fez o quarto no triunfo contra a Itália por 4 a 1 na decisão.

Um lateral brasileiro voltou a balançar as redes em Copas em 1978, quando Nelinho fez dois --nas vitórias contra a Polônia (3 a 1), na segunda fase, e contra a Itália (2 a 1), na decisão do terceiro lugar.

Em 1982, Júnior, que jogava como lateral-esquerdo, fez um no triunfo contra a Argentina (3 a 1). Em 1986, Josimar balançou as redes duas vezes --nas vitórias contra a Polônia (4 a 0) e Irlanda do Norte (3 a 0).

Em 1994, foi do lateral Branco o gol que deu a vitória contra a Holanda por 3 a 2, nas quartas-de-final. Em 2002, os laterais Roberto Carlos (nos 4 a 0 contra a China) e Júnior (nos 5 a 2 contra a Costa Rica) também anotaram seu gol.

Leia mais
  • Defesa brasileira atinge maior invencibilidade em Copas
  • Ronaldo se iguala a Müller como maior artilheiro da história das Copas
  • Com "mistão", Brasil encontra bom futebol e vence o Japão

    Especial
  • Opine: quem foi o melhor do Brasil contra o Japão?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página