Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2006 - 18h03

Portugal x Holanda registra recorde de expulsões em Copas

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

A partida entre Portugal e Holanda, em Nuremberg, estipulou um novo recorde expulsões na história das Copas do Mundo. O árbitro russo Valentin Ivanov mostrou durante a partida cartão vermelho para quatro jogadores, sendo dois de cada seleção.

Foram expulsos neste domingo os portugueses Costinha e Deco e os holandeses Khalid Boulahrouz e Giovanni van Bronckhorst. Mesmo no sufoco, Portugal ganhou por 1 a 0 e se classificou para as quartas-de-final, quando enfrentará a Inglaterra.

A "batalha" de Nuremberg também quebrou uma nova marca negativa --com 20 cartões (16 amarelos), é o jogo mais indisciplinado da história dos Mundiais. Antes, o recorde pertencia à partida em que a Alemanha superou Camarões por 2 a 0 na Copa-2002. Na ocasião, foram 18 cartões (16 amarelos e dois vermelhos).

Antes, o recorde de expulsões era três, estipulado em quatro jogos, sendo um deles no Mundial da Alemanha. Na primeira fase, no empate por 1 a 1 entre Itália e EUA, Eddie Pope e Pablo Mastroeni (EUA) e Daniele de Rossi (ITA) receberam vermelho.

Outros três confrontos já haviam tido tal número de expulsões (três). E duas destas partidas tiveram o Brasil como personagem. Em 1938, no jogo contra a ex-Tchecoslováquia (1 a 1), os brasileiros Zezé Procópio e Machado, além do tcheco Jan Riha, foram expulsos pelo húngaro Paul von Hertzka.

Na Copa da Suíça, disputada em 1954, mais uma vez dois brasileiros --Nilton Santos e Humberto Tozzi-- não terminaram o jogo contra a Hungria, que teve Jozsef Bozsik expulso. Os húngaros ganharam por 4 a 2 e avançaram às semifinais.

A outra vez que três atletas haviam recebido cartão vermelho havia acontecido no jogo entre Dinamarca e África do Sul (1 a 1), no torneio de 1998. Os dinamarqueses Miklos Molnar e Morten Wieghorst e o sul-africano Alfred Phiri levaram cartão vermelho.

Leia mais
  • Algoz de sul-americanos, Beckham atinge marca histórica
  • Ao vencer a Suécia, Alemanha mantém escrita histórica
  • Pela 1ª vez, Copa pode não ver nenhum jogador anotar um "hat trick"
  • Faltando 13 jogos, Copa-06 vê recorde de cartões amarelos

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página