Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2006 - 10h42

Goleiro Lehmann tinha "dossiê" sobre cobradores argentinos

Publicidade

da Folha Online

O goleiro Jens Lehmann chegou à decisão por pênaltis contra a Argentina, ontem, no estádio de Berlim, conhecendo a forma como cada adversário costumava realizar suas cobranças.

Segundo Oliver Bierhoff, diretor geral da seleção alemã, o arqueiro do Arsenal (ING) havia estudado um dossiê no qual se resumiam os hábitos dos jogadores argentinos nos pênaltis.

"Desde o início da fase eliminatória direta, nosso 'staff' vem preparando um relatório sobre os eventuais cobradores de pênaltis, no qual se detalham seus hábitos específicos", disse Bierhoff, neste sábado, um dia depois da vitória alemã nos pênaltis, por 4 a 2, que classificou os anfitriões às semifinais do Mundial-06.

"Contra a Suécia, nas oitavas-de-final, já havia acontecido isso. Sempre nos preparamos para o caso de a decisão ir para os pênaltis. É algo muito importante para o nosso goleiro", acrescentou Bierhoff, referindo-se ao atleta que, antes do time inglês, defendeu o Borussia Dortmund.

As imagens da transmissão do jogo entre Argentina e Alemanha mostraram um dos membros da comissão técnica alemã entregando a Lehmann, pouco antes do início das cobranças de pênaltis, uma pequena folha de papel, a qual o goleiro recorreu antes de cada um dos chutes argentinos.

O responsável direto por esse trabalho de "espionagem", que, ainda de acordo com Bierhoff, inclui um trabalho por posições, em que "atacantes, meio-campistas e defensores são analisados em vídeos ou documentos que sintetizam as particularidades de todos os adversários" é o ex-jogador suíço Urs Siegenthaler, conhecido como "o espião de Klinsmann".

Com agências internacionais

Especial
  • Confira a tabela da fase final da Copa do Mundo
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página