Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2006 - 10h21

Federação Grega de Futebol corre para cancelar sua suspensão na Fifa

Publicidade

da Folha Online

A Federação Grega de Futebol criticou severamente o governo local nesta terça-feira, por não emendar um projeto de lei para o esporte, o que motivou a suspensão da Grécia de todas as atividades esportivas ligadas à Fifa desde a última segunda-feira.

A Fifa havia alertado o governo em setembro passado de que o país seria suspenso, a menos que a autonomia da Federação Grega de Futebol fosse respeitada, por meio da alteração de um novo projeto de lei do esporte que tramitava para o parlamento do país.

O projeto que estava sendo encaminhado ao parlamento não assegurava essa autonomia, permitindo ao Estado que controlasse detalhes sobre jogos na Grécia.

"Nada foi feito na Grécia", afirmou o presidente da Fifa, Joseph Blatter. "Eu tive uma reunião com o Ministro do Esporte, George Orfanos, em Zurique, em que discutimos todos os pontos, mas nada foi feito em termos de mudança da lei", observou.

Vassilis Gagatsis, presidente da Federação Grega de Futebol, exigiu ação imediata do governo. Gagatsis pediu ao governo urgência na emenda do projeto, para conseguir o cancelamento da suspensão em até uma semana. Ele deve se reunir com o presidente da Fifa ainda esta semana.

Ele também alertou que o clube Larisa, que deve jogar em 15 de julho em uma competição internacional, corre o risco de ser expulso do torneio em breve, porque, na dúvida, é preciso dar tempo para que um novo time se prepare para o campeonato.

Além disso, Gagatsis lamenta os efeitos sobre os funcionários da Federação que trabalham com o futebol internacional. "Um membro da comissão de inspeção de estádios da UEFA foi destituído de seu cargo devido à suspensão, outro dirigente responsável por jogos internacionais em Malta também foi suspenso e representantes das eliminatórias da Copa dos Campeões foram comunicados de que não poderiam representar", disse. "Isso tudo, só hoje", ressaltou.

O regulamento da Fifa aponta que as seleções nacionais e os clubes do país ficam proibidos de jogar qualquer amistoso internacional ou jogo de competição até que o país esteja de acordo com as regras da Fifa e da UEFA.

Blatter defende que a suspensão é uma forma de pressionar o governo grego a se adaptar à situação. "Isto é um alarme para o governo grego, e tenho certeza de que vão entender", declarou o presidente.

Uma comissão parlamentar começou a discutir o projeto de lei nesta terça-feira e deve continuar por três dias. Espera-se que o projeto, emendado, vá a votação na próxima semana.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Fifa suspende Grécia de competições internacionais

    Especial
  • Opine: que times disputarão a final da Copa do Mundo?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página