Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2006 - 13h32

Portugal completa dois anos sem derrota em jogos oficiais

Publicidade

da Agência Lusa

Depois da desiludir sua torcida, em pleno estádio da Luz, em Lisboa, ao ser derrotada na final da Euro-2004 (1 a 0 para a Grécia), há exatos dois anos, Portugal não foi mais derrotado em jogos oficiais.

De 4 de julho de 2004 para cá, Portugal disputou 17 partidas oficiais (12 pelas eliminatórias européias para a Copa e cinco pela Copa da Alemanha), vencendo 13 vezes e empatando quatro. Neste Mundial, foram quatro vitórias e um empate.

Nesta quarta-feira, contra a França, a seleção lusa pretende ampliar o recorde de invencibilidade e passar à final da Copa, feito que seria inédito já que a melhor performance de Portugal em um Mundial foi a semifinal de 1966.

Comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, a equipe lusa contrariou prognósticos e chega a Munique, palco do jogo contra a França, já entre as quatro melhores do mundo.

Na Copa da Alemanha, a família Scolari já derrotou Angola (1 a 0), Irã (2 a 0), México (2 a 1) e Holanda (1 a 0) e empatou com a Inglaterra, mas passou às semifinais por ter vencido no desempate por pênaltis.

Semifinal

Nesta quarta-feira, Felipão poderá escalar a equipe titular, já que Costinha e Deco e retornam após terem cumprido suspensão contra a Inglaterra. Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente, Costinha, Maniche e Deco; Figo, Cristiano Ronaldo e Pauleta deve ser a escalação de Portugal.

O volante Petit, suspenso, não poderá ser utilizado, mas Scolari terá 11 suplentes à disposição, com destaque para o atacante Nuno Gomes, que completa 30 anos neste 5 de julho e foi o último - e único entre os 23 - a fazer gol na seleção francesa.

Em uma das semifinais da Eurocopa de 2000, Portugal pegou a França e saiu na frente com gol de Nuno Gomes. Thierry Henry empatou e, na prorrogação, Zidane marcou, de pênalti, levando os franceses à final. A França acabou por se sagrar campeã do torneio.

Para repetir a campanha de outra Eurocopa, a de 2004, único torneio oficial que teve vitória portuguesa em uma semifinal, Portugal precisa bater a França, liderada pelos mesmos carrascos de 2000 - Zinedine Zidane e Thierry Henry.

Além destes dois gênios, Raymond Domenech tem ao seu dispor mais uma série de jogadores com experientes e vencedores, como o goleiro Fabien Barthez, os zagueiros William Gallas e Lilian Thuram e os meias Claude Makelele e Patrick Vieira.

Para os franceses, que também têm contado com a preciosa ajuda da jovem revelação Franck Ribéry e lograram eliminar nas quartas o favorito Brasil, a vitória nesta quarta-feira significaria chegar a uma segunda final de Copa do Mundo.

O jogo entre Portugal e França ocorre nesta quarta-feira às 21h locais (16h, em Brasília), em Munique, com arbitragem do uruguaio Jorge Larrionda.

Especial
  • Decepção da Copa, Ronaldinho "festeja" com comida e balada em Barcelona
  • Seleção teve acesso a dados sigilosos de arbitragem durante o Mundial
  • Jornal francês chama portugueses de "selvagens", e embaixador protesta
  • Bolas recheadas com cimento ferem duas pessoas em Berlim
  • Opine: quem fará a final da Copa do Mundo?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página