Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2006 - 13h38

Em minoria, eurodeputados portugueses sofrem em Estrasburgo

Publicidade

da Agência Lusa

Os eurodeputados portugueses esperam festejar nesta quarta-feira na cidade francesa de Estrasburgo, onde fica a sede do Parlamento Europeu, uma vitória sobre a França nas semifinais da Copa do Mundo, mesmo estando fora de casa e em clara minoria.

Com as atenções um pouco divididas entre os debates e votações e os gols nos estádios alemães, muitos eurodeputados lusos já planejaram com devida antecedência a agenda de quarta-feira à noite - que deixará pouco espaço para a política.

Em diferentes locais de Estrasburgo, os parlamentares vão assistir à partida pela televisão, tentando contrariar o "fator casa", não só geográfico como também parlamentar: a França tem 78 cadeiras e Portugal, 24.

O socialista Joel Hasse Ferreira explicou à Agência Lusa que verá o jogo na Associação dos Parlamentares Europeus, justamente para evitar "o risco de ser esmagado pela torcida francesa" e poder contar com o apoio de outras torcidas.

"Será um dos poucos locais sossegados, sem muita pressão francesa, para assistir ao jogo num bom convívio. Ali ao menos haverá pessoas dos mais variados países e sei que, de Malta à Espanha, temos uma série de apoios", afirmou.

"Lembro-me bem de 1966 (Copa da Inglaterra, quando os portugueses chegaram às semifinais) e gosto muito do Eusébio, mas para mim esta é a melhor equipe que Portugal já teve e este (Luiz Felipe Scolari) é um dos melhores técnicos que Portugal já teve", disse.

Já o social-democrata Carlos Coelho garantiu que verá a partida, mas ainda não sabe onde. Ele manifestou seu otimismo não só à Lusa como também aos deputados franceses. "Estou muito otimista. A todos os colegas franceses com quem tenho me encontrado tenho desejado uma boa convalescença depois da derrota", afirmou, com um sorriso.

O comunista Pedro Guerreiro afirmou que, na hora do jogo, estará em um jantar do Grupo de Esquerda Unitária, "marcado há muito", mas ressalvou que "já providenciaram" uma televisão. Esperando que Portugal "jogue bem, melhor que a França", Guerreiro afirmou que já há empate no jantar, do qual participam três portugueses e três franceses.

O europarlamentar do Bloco de Esquerda Miguel Portas espera que o empate fique por aí. "Vou participar quarta-feira à noite de uma discussão sobre integração de imigrantes na União Européia. Não deve ser antes das 22h30 (hora local). Esperemos que não haja prorrogações e muito menos pênaltis", afirmou.

Especial
  • Decepção da Copa, Ronaldinho "festeja" com comida e balada em Barcelona
  • Seleção teve acesso a dados sigilosos de arbitragem durante o Mundial
  • Jornal francês chama portugueses de "selvagens", e embaixador protesta
  • Bolas recheadas com cimento ferem duas pessoas em Berlim
  • Opine: quem fará a final da Copa do Mundo?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página