Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2006 - 18h59

Organização detecta postura ecologicamente correta na Copa

Publicidade

da Folha Online

O Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) elogiou as iniciativas bem-sucedidas do Comitê de Organização da Copa do Mundo para ser um evento correto do ponto de vista ambiental.

O UNEP, que ajudou na formulação do projeto "Gol Verde", de controle ambiental, para o evento junto ao Comitê de Organização Local, e o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha manifestaram no último domingo uma posição satisfatória sobre a iniciativa pioneira na organização do evento, segundo informações da Fifa.

O primeiro aspecto positivo foi a diminuição das montanhas de lixo que normalmente se acumulam nesses eventos de massa. A reutilização de água de chuva para molhar os gramados também foi uma ação programada e eficiente para o uso racional da água nos locais dos eventos.

Além disso, estatísticas oficiais apontam que 55% dos torcedores que freqüentaram os jogos da Copa do Mundo se locomoveram em transportes coletivos, o que reduz em massa a emissão de gases poluentes por carros particulares.

"Preocupações ambientais estiveram no planejamento pela primeira vez numa Copa do Mundo, e com muita aceitação. Espero e estou confiante de que essas estratégias possam ser repetidas para outros eventos de massa, de jogos de futebol a show de música", disse Achim Steiner, diretor executivo do UNEP.

Para Klaus Toepfer, embaixador do programa "Gol Verde", essa iniciativa acessória ao planejamento do Comitê de Organização da Copa do Mundo, é preciso ter cautela antes de comemorar os resultados.

"Temos que esperar o apito final para medir os efeitos do 'gol verde' [trocadilho em inglês com 'objetivo verde', porque em inglês a palavra 'goal' significa, ao mesmo tempo, 'objetivo' e 'gol']", disse o ambientalista.

"Mas as várias estratégias sugeridas ao público para usar transporte público e diminuir o volume de lixo parecem estar surtindo efeito. Os únicos perdedores com isso, por enquanto, são os donos de estacionamento", observou Toepfer.

A iniciativa do UNEP para a Copa do Mundo faz parte da implementação do projeto da ONU para reduzir a emissão de gases poluentes em 2 bilhões de toneladas até 2012 -- a meta do Protocolo de Kioto, assinado em 1997 por diversos países do mundo para evitar as mudanças climáticas.

Especial
  • Opine: que times disputarão a final da Copa do Mundo?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página