Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2006 - 14h34

Juiz argentino Elizondo iguala recorde de 5 jogos numa mesma Copa

Publicidade

da Folha Online

Além de ser o primeiro desde 1950 a apitar a partida de abertura e a de encerramento de uma Copa do Mundo, o árbitro argentino Horacio Elizondo comandará o quinto jogo no Mundial alemão, igualando o recorde do mexicano Benito Archundía.

Archundía se tornou o primeiro a apitar cinco jogos num mesmo Mundial na última terça-feira, na semifinal entre Alemanha e Itália, em Dortmund. Até 2002, nunca um juiz tinha sido designado pela Fifa para mais de quatro jogos.

Archundía também foi o árbitro das seguintes partidas: Brasil 1 x 0 Croácia, França 1 x 1 Coréia do Sul e Itália 2 x 0 República Tcheca, pela primeira fase, além de Suíça 0 x 0 Ucrânia, pelas oitavas-de-final.

Elizondo, por sua vez, foi o árbitro de Alemanha 4 x 2 Costa Rica, Suíça 2 x 0 Coréia do Sul e República Tcheca 0 x 2 Gana, pela primeira fase, e Inglaterra 0 x 0 Portugal, pelas quartas-de-final.

O recorde anterior, de quatro partidas, foi alcançado por seis árbitros, três na Copa dos EUA, em 1994. Em 1990, o brasileiro José Roberto Wright havia realizado esse feito. O primeiro foi o belga Jan Langenus, em 1930, no Uruguai.

Segundo a Fifa, Elizondo será o primeiro da história a apitar a partida de abertura e a de encerramento. Porém dados da própria entidade mostram que, em 1950, o inglês George Reader apitou o jogo considerado o número um e também o jogo final.

Leia mais
  • França veste branco na final, assim como nas eliminações de Espanha, Brasil e Portugal
  • Taiwan quer manter 20 crianças por dez anos ao Brasil para disputar Copa de 2018
  • "Roubaram o puto", diz jornal português

    Especial
  • Vote: para quem você vai torcer na decisão?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página