Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2006 - 09h24

Brasil usa disciplina tática no Mundial de futebol de praia da Fifa

Publicidade

SÉRGIO RANGEL
da Folha de S.Paulo, no Rio

Assim na praia como no campo. Depois de fracassar no ano passado, a seleção brasileira de futebol de praia vai seguir o exemplo da era Dunga para tentar conquistar o título da segunda edição do Mundial da Fifa. O time nacional estréia hoje diante dos poloneses, às 11h, na praia de Copacabana.

Apesar de fã de Carlos Alberto Parreira, o técnico Alexandre Soares decidiu afastar os medalhões e privilegiar o futebol coletivo como vem fazendo o técnico Dunga.

Jorginho, o goleiro Robertinho, Neném e Juninho perderam a vaga no time. Romário, que havia disputado o Mundial passado e criado uma crise por causa dos privilégios e do gordo cachê, também ficou fora.

"Foi uma opção minha. Eles não estavam se enquadrando mais no perfil", disse Soares, ex-auxiliar da equipe nacional na última edição do torneio.

Como na Copa da Alemanha, os jogadores da praia foram acusados de perder o Mundial do ano passado por abusar do individualismo e de acreditarem no favoritismo.

No Mundial-05, Jorginho era uma espécie de Ronaldinho Gaúcho da praia. Ele era o responsável pelas principais jogadas plásticas da seleção.

"Agora, estamos apostando num jogo mais coletivo com muita disciplina tática. O individualismo não funciona em lugar nenhum", disse o treinador.

Assim como Dunga, Soares disse que o time não precisa dar espetáculos. Ele confirmou o veterano Júnior Negão, 41, no time. Ele é um dos poucos medalhões mantidos.

Neste ano, os jogadores da seleção ganharam uma ajuda fora de campo. Os organizadores marcaram os jogos durante o dia. Na edição anterior, somente as partidas finais foram disputadas com sol forte.

Em 2005, a seleção ficou apenas com a medalha de bronze. O Brasil foi eliminado, nos pênaltis, por Portugal na semi.

Ontem, na abertura da competição, a Itália foi surpreendida pelo Bahrein com a derrota de 4 a 2 enquanto Portugal derrotou os uruguaios pelo mesmo placar. Outra surpresa foi a vitória das Ilhas Salomão sobre os camaroneses, por 5 a 2.

NA TV - Brasil x Polônia (Sportv, ao vivo, às 11h)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre futebol de areia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página