Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2007 - 09h03

Tropeço de Massa na Austrália obriga Ferrari a mudar carro

Publicidade

TATIANA CUNHA
da Folha de S.Paulo

Apesar de contente com os 13 pontos conquistados na abertura da temporada da F-1, a Ferrari já trabalha em uma série de mudanças no F2007 a serem usadas já na próxima etapa do Mundial, na Malásia, que acontecerá em 20 dias.

A vitória de Kimi Raikkonen no GP da Austrália, domingo, e o sexto lugar de Felipe Massa renderam à equipe 13 pontos, apenas um a menos que a rival McLaren, que foi representada no pódio pelo espanhol Fernando Alonso e o inglês Lewis Hamilton, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A preocupação da Ferrari é com a confiabilidade do modelo F2007. No treino classificatório do último sábado, um problema na caixa de câmbio do carro de Massa impediu que o brasileiro completasse sua volta, deixando-o em 16º lugar no grid. Como o motor foi trocado para a corrida, Massa largou da última colocação.

"Já estamos trabalhando em um programa de desenvolvimento do nosso carro, e vamos concentrar todos os nossos esforços nos próximos dias e nas próximas semanas para melhorar nossa confiabilidade", disse Jean Todt, diretor administrativo da escuderia.

"Mas isso não significa que não iremos trabalhar também para melhorar a performance do nosso carro", completou o dirigente francês.

Domingo, no circuito de Melbourne, Raikkonen venceu a primeira etapa do Mundial com grande facilidade. Sinal do domínio ferrarista neste princípio de campeonato, fez a melhor volta da corrida, além de ter largado na pole.

O desempenho perfeito colocou o finlandês ao lado do argentino Juan Manuel Fangio, único piloto que até então havia tido performance semelhante em sua estréia pela escuderia italiana.

O argentino, porém, o fez em 56, quando já tinha conquistado três de seus cinco Mundiais.

A Ferrari do finlandês foi tão superior na Austrália que sua melhor volta --1min25s235--, foi não só melhor que o tempo que lhe rendeu a pole no sábado --1min26s072--, como mais de um segundo mais rápida do que a melhor marca do atual bicampeão Fernando Alonso --1min26s314.

"Saber que nosso carro tem potencial nos deixa muito animados, mas temos que ser cautelosos porque o que aconteceu no fim de semana [com Massa] não é nosso padrão, e não estamos satisfeitos", declarou Todt.

A Ferrari agora terá uma semana de trabalho intenso antes de retornar à pista. Entre os dias 27 e 29 as equipes da F-1 se encontram na Malásia para uma sessão de testes coletivos antes do GP daquele país, no circuito de Sepang, no dia 8. Enquanto os engenheiros acertam as mudanças no modelo F2007 em Maranello, Massa passa alguns dias descansando no Brasil.

Leia mais
  • Erramos: Tropeço de Massa na Austrália obriga Ferrari a mudar carro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Felipe Massa
  • Leia o que já foi publicado sobre Kimi Raikkonen
  • Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página