Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2001 - 15h38

Guga sucumbe a 'canhão' e cai na estréia de Hamburgo

Publicidade

da Folha Online

Um 'canhão bielo-russo' acabou com a defesa de título de Gustavo Kuerten no Master Series de Hamburgo logo na estréia da competição.

O brasileiro foi derrotado pelo surpreendente bielo-russo Max Mirnyi, número 54 do ranking de entradas, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/6 (7/5), e deu adeus ao torneio, que conquistou em 2000.

Sem vencer um jogo sequer, o brasileiro deixa Hamburgo perdendo 495 pontos no ranking de entradas, resultado pode tirá-lo da liderança da lista.

Se o russo Marat Safin, vice-campeão de Hamburgo-2000, vencer a competição, o brasileiro perderá a liderança do ranking, que ostenta há sete semanas seguidas.

Ele também perde a chance de passar da casa dos US$ 10 milhões em prêmios, superada apenas por cinco tenistas da atualidade _Pete Sampras, Andre Agassi, Ievguêni Kafelnikov, Goran Ivanisevic e Sergi Bruguera.

Em toda sua carreira, Guga acumula US$ 9,851 em prêmios e superaria a marca, histórica para um sul-americano, se atingisse a final.

A primeira derrota do brasileiro em estréias desde o Aberto dos EUA do ano passado, quando perdeu para o australiano Wayne Arthurs, veio diante de um jogador que pratica o estilo mais temido por Kuerten: o 'saque-voleio'.

Mesmo sem praticar o estilo clássico de quadras de saibro _marcado pela troca de bolas no fundo de quadra_, Mirnyi pulverizou o jogo de Guga com um eficiente "saque-canhão", que lhe permitia subir à rede em praticamente todos os pontos

Aproveitando a ótima envergadura (tem 1,96 m de altura), Mirnyi transformou-se em um verdadeiro muro na rede e obteve uma quebra logo no quarto game.

Atrás no marcador e sem ter um bom aproveitamento de primeiros serviços, Guga perdeu o primeiro set por 6/3, em pouco mais de 30 minutos.

Na segunda série, o catarinense se recuperou. Aumentou a força de seus saques e arriscou mais, tendo 16 winners contra 7, e vencendo todas as 6 bolas em que subiu à rede _o rival venceu 10 de suas 24 subidas.

O terceiro set foi o mais disputado e emocionante. Guga conseguiu uma quebra no terceiro game, mas o bielo-russo devolveu na sequência, mantendo o empate.

No 11º game, com 5/5, Guga teve quatro break-points, todos em erros do rival, e obteve a quebra, que poderia lhe ser decisiva. Mas no game seguinte, novamente, não conseguiu manter seu saque e o jogo teve de ser decidido no tie-break.

E no tie-break, pela 12ª vez em 14 no ano, o brasileiro foi derrotado e eliminado do torneio, com parcial de 7/5.

Mirnyi enfrentará na segunda rodada o sueco Thomas Johansson, que bateu o alemão David Prinosil.

Leia mais sobre o Master Series de Hamburgo:

  • Home

  • Chaves

  • Campeões

  • Rankings

  • Campeões

  • Favoritos

  • Enquete

  • Quiz

  • Grupo de Discussão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página