Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2001 - 09h42

Brasil defende títulos do vôlei de praia nos Goodwill Games

Publicidade

da Reuters

Os maiores nomes da Olimpíada de Sydney estão de volta à Austrália para os Goodwill Games (Jogos da Amizade). O destaque do Brasil é o vôlei de praia, que defenderá os títulos masculino e feminino conquistados em 1998, em Nova York.

Adriana Behar e Shelda, pentacampeãs mundiais, e Guilherme e Pará foram os campeões da última edição da competição. Dessa vez, porém, Pará terá a chance de buscar o bicampeonato ao lado de Emanuel.

A dupla masculina estréia hoje contra os espanhóis Bosma e Cotrino. Adriana Behar e Shelda só entram em quadra amanhã. As outras duplas brasileiras são Sandra e Tatiana, que também jogam hoje, e Loiola e Ricardo, que estréiam na quarta.

Com mais de US$ 5 milhões em prêmios, os organizadores dos Jogos da Amizade conseguiram atrair 1.300 atletas de 70 países, entre eles Maurice Greene, Marion Jones e Ian Thorpe. A competição acontece de hoje ao dia 9 de setembro.

Os Jogos da Amizade foram criados pelo megaempresário da mídia Ted Turner em 1986 após os boicotes às Olimpíadas de 1980, pelos EUA, e 1984, pela Rússia e países comunistas.

A competição foi sediada alternadamente pela extinta União Soviética e pelos Estados Unidos, mas com a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria, o futuro dos Jogos da Amizade já parece estar abalado.

Os Jogos da Amizade serão realizados pela primeira vez fora do território norte-americano e russo. Em 1986 a sede foi Moscou, seguida de Seattle quatro anos depois, St. Petersburgo em 1994 e Nova York em 1998

As provas de atletismo da competição servirão de palco para a despedida do norte-americano Michael Johnson, que já conquistou cinco medalhas de ouro olímpicas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página