Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2000 - 23h35

Brasil surpreende, vence Argentina e dá "respiro" a Luxemburgo

Publicidade

da Folha Online

Contrariando todas as expectativas _até mesmo as do técnico Wanderley Luxemburgo_ o Brasil venceu a Argentina por 3 a 1 nesta quarta-feira, no Morumbi, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, e afastou um pouco a crise que rondava a seleção, e principalmente o próprio treinador.

Com o resultado, o Brasil sai da quinta posição para o segundo lugar, empatado com o Uruguai com 11 pontos. Os dois times estão empatados também no saldo de gols, mas o Brasil leva vantagem nos gols marcados _9 contra 7.

Mesmo jogando em casa, o Brasil não era considerado favorito para o jogo. Em cinco jogos pela competição, a equipe brasileira tinha duas vitórias, dois empates e uma derrota, contra o Paraguai, na última semana. A Argentina havia vencido os cinco jogos que fez pelas eliminatórias.

Além de ter o pior aproveitamento de pontos da história do país nas eliminatórias (53% antes do jogo; 61% com a vitória sobre a Argentina), a seleção brasileira também perdia para o arqui-rival no número de gols marcados e sofridos.

Até esta noite, o Brasil tinha apenas seis gols marcados _passou para nove_, contra 14 da Argentina. Os brasileiros também não tinham bom desempenho na defesa. A equipe havia sofrido cinco gols (um por partida), contra apenas dois dos argentinos.

"Uma nova derrota está no planejamento", chegou a dizer Luxemburgo, antes do jogo.

Apesar de todas as adversidades, incluindo os 80 mil torcedores que estiveram presentes no Morumbi, o Brasil fez sua melhor apresentação nas eliminatórias. As mudanças feitas pelo treinador surtiram efeito. Os três gols do Brasil foram marcados por jogadores que vinham ficando na reserva.

A vitória brasileira não só agradou aos torcedores como provocou gritos de "olé" e de "timinho", em referência aos argentinos.

No primeiro tempo, Alex abriu o marcador, logo aos 4min, completando cruzamento da esquerda de Antônio Carlos.

O gol animou a torcida, que poupou o Brasil das vaias aplicadas no último jogo realizado no Morumbi, contra o Equador, pela mesma competição.

A Argentina ainda pressionou bastante no primeiro tempo, mas quem marcou novamente foi o Brasil. Aos 45min, Alex, um dos melhores jogadores em campo, chutou de fora da área e o goleiro Bonano rebateu. Na sobra, Vampeta tocou para o gol.

Quando o Brasil ainda comemorava, a Argentina descontou com Almeyda, que entrou no lugar de Zanetti, contundido. O jogador foi lançado na esquerda e chutou no ângulo direito de Dida.

No segundo tempo, o jogo continuou equilibrado. E novamente, a seleção brasileira marcou logo no início. Aos 5min, Ronaldinho fez grande jogada pela direita e passou para Vampeta. De dentro da área, o volante acertou um chute cruzado da direita com muita força e aumentou a vantagem do Brasil:3 a 1.

O atacante Marques, que entrou no segundo tempo no lugar de Zé Roberto quase marcou o quarto gol, aos 41min. O jogador chutou de fora da área, o goleiro Bonano não conseguiu segurar e a bola tocou na trave antes de sair.

O próximo jogo do Brasil está marcado para o dia 17 de agosto, contra o Chile, em Santiago.

Clique aqui para votar na enquete sobre Wanderley Luxemburgo.

Clique aqui para entrar no Quiz da seleção brasileira.

Leia mais sobre esporte na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página